No Dia da Água, Saúde de Palmas reforça o trabalho do SUS para garantir a qualidade do produto
Na Capital, a Vigilância Sanitária Municipal monitora mensalmente o sistema de abastecimento de água
22/03/2022
10:00
SECOM
©DIVULGAÇÃO
No Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira, 22, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) reforça o Sistema Único de Saúde (SUS) como fundamental para assegurar a qualidade da água de consumo humano. Ao contrário do que muita gente entende, o SUS não é utilizado apenas para atendimento médico, mas também para garantir a qualidade deste, que é um dos bens mais preciosos da vida: a água. Em Palmas, este trabalho é desenvolvido pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa).
Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da Visa, Lusy Almeida, muitas são as frentes de trabalho da Visa para garantir que a população tenha acesso ao produto em quantidade e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente (Portaria GM/MS nº 888 de 04 de maio de 2021). Dentre elas, Lusy destaca o monitoramento mensal da qualidade da água consumida na Capital, momento em que são feitas coletas, análises, gerenciamento de dados e tomada de providências, caso seja necessário.
Além do monitoramento mensal, a Visa realiza inspeções no Sistema de Abastecimento de Água (BRK Ambiental) e soluções alternativas (Individuais e Coletivas) com objetivo de avaliar a eficiência do tratamento da água e os riscos à saúde associados com pontos críticos e vulnerabilidades detectadas. A Visa Municipal efetua ainda o acompanhamento e avaliação das análises realizadas pela Concessionária Pública (BRK Ambiental) e pelos responsáveis pelas Soluções Alternativas Coletivas (SAC), por meio do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde; e a distribuição de hipoclorito de sódio, com orientação para uso na comunidade rural que ainda utiliza água sem tratamento.
Prevenção
A coordenadora em Saúde Ambiental ressalta que o contato com água potável não se estabelece apenas pelo consumo direto com o produto, mas também em sua utilização diária para cozinhar e higiene pessoal. Daí porque a importância do trabalho preventivo realizado pela Visa Municipal. "Buscamos, dessa forma, evitar a ingestão de água não tratada que possa conter componentes nocivos e prevenir doenças como a amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifóide, hepatite infecciosa (Hepatite A e E) e cólera”, observou.
Água e Qualidade de Vida
De acordo com a Área Técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, ter água pura e confiável para beber é algo essencial para a qualidade de vida, podendo ajudar na prevenção de doenças, trazer mais disposição e sensação de saciedade, além de contribuir para a saúde dos diversos órgãos. Recomenda-se que indivíduos adultos consumam em torno de 1,5 litros e 2,5 litros diários.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova regra da CNH altera limite de pontos e pode reduzir teto para 20 em caso de infrações gravíssimas
Leia Mais
Mamonas Assassinas terão restos mortais exumados após 30 anos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para tratamento com Estímulo Elétrico Craniano
Leia Mais
Brasil e Índia assinam primeiro memorando bilateral sobre terras raras e minerais críticos
Municípios