Plataforma virtual reúne história da Hanseníase no Brasil
Memorial está disponível no portal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Objetivo é conscientizar sobre o período em que as pessoas com a doença eram isoladas compulsoriamente
05/04/2022
16:00
ASCOM/MMFDH
Apresentar o histórico dos principais hospitais-colônias para pessoas com Hanseníase no Brasil. Este é o objetivo do Memorial Virtual da Hanseníase, uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Disponibilizada no portal da Pasta, a exposição oferece uma série de fotografias, atuais e históricas, por meio de um passeio às colônias, de forma interativa, pela ferramenta Google Earth.
Até o momento, cinco hospitais-colônias compõem o acervo. São eles Vila Belisário Penna, no Distrito de Paricatuba, em Iranduba (AM); Centro de Convivência Antônio Diogo, em Redenção (CE); Sanatório Santa Izabel, em Betim (MG); Lazarópolis do Prata, em Igarapé-Açú (PA); e Asylo Colônia Santo ngelo, em Mogi das Cruzes (MG). A exposição é constituída por imagens do acervo do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).
Acesse o Memorial Virtual da Hanseníase no Brasil
“Durante o século XX, entre 1949 e 1986, muitos brasileiros com Hanseníase tiveram que fazer um isolamento compulsório, foram separados de suas famílias e tiveram sua vida mudada bruscamente, tendo que ser retirados para essas colônias. É uma marca na nossa história que nunca deverá ser esquecida. Essa recuperação da história é a máxima de que ninguém fica para trás”, destacou o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cláudio Panoeiro.
Na página também é possível conhecer mais sobre a Hanseníase, seus sintomas e como evitar a transmissão.
Benefício
O MMFDH é o responsável por receber as solicitações da pensão especial por isolamento e internação compulsórios de Hanseníase. O benefício é concedido a pessoas que foram colocadas nestes hospitais-colônias até 31 de dezembro de 1986. A pensão é vitalícia e, atualmente, o valor pago mensalmente é de R$ 1.734,51.
Desde 2008, o Governo Federal já recebeu 12,6 mil processos de solicitação do benefício – desses, mais de 9 mil foram deferidos pela Comissão Interministerial de Avaliação. “O interessado deve comprovar a doença e que foi isolado nessas colônias. A partir disso, uma Comissão Interministerial irá analisar todo o histórico e documentação”, explicou Panoeiro.
Solicitar pensão especial por isolamento e internação compulsórios de Hanseníase
Saiba mais
A Hanseníase é uma doença que atinge nervos e pele e pode deixar o paciente incapacitado para a vida. De 2016 a 2020, foram identificados 155,3 mil casos novos de hanseníase no Brasil.
Os sinais e sintomas mais frequentes são dormência, formigamento e diminuição de força nas mãos, pés ou pálpebras, e manchas brancas ou avermelhadas com diminuição ou perda da sensação de calor, de dor ou do tato.
Conhecida há mais de quatro mil anos, a doença é causada por infecção bacteriana (Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis). Atualmente, a Hanseníase é uma doença fácil de diagnosticar, tem cura e tratamento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios