GURUPI
Secretaria da Saúde do Município inicia vacinação contra gripe e sarampo
07/04/2022
08:20
SECOM
NICEIA MENEGON
©NICEIA MENEGON
A Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS) dá início à campanha de vacinação contra a Influenza, ou Gripe, e Sarampo no município de Gurupi, oficialmente a partir desta quinta-feira, 07. A vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), primeiramente para os profissionais de saúde e idosos a partir de 60 anos, de acordo com os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde.
Em reunião com a equipe de vacinadoras, na tarde desta quarta-feira, 06, a coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, elucidou as dúvidas e repassou as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, bem como o cronograma para a implementação da Campanha de Vacinação contra a Gripe e Sarampo no Município.
“Semana passada participei de uma reunião em Palmas sobre as diretrizes da Campanha e agora estou repassando tudo para nossas equipes, como as etapas, cronograma e públicos-alvo definidos para a população gurupiense”, informa Lilamara.
Ainda segundo a coordenadora, além da vacinação fixa nas UBS, já estão previstas algumas atividades volantes em locais específicos para agilizar e facilitar a imunização. A Campanha de Vacinação contra a Gripe e Sarampo acontecerá em duas etapas, até dia 03 de junho de 2022.
A Primeira Etapa se estenderá entre o início das aplicações até o dia 2 de maio, para os profissionais de saúde e idosos com 60 anos ou mais. Os profissionais de saúde deverão comprovar a atuação na área. Já a Segunda Etapa, está definida para ocorrer a partir do dia 02 de maio até 03 de junho.
O “Dia D” de mobilização nacional acontecerá dia 30 de abril, no último sábado do mês, quando todas as UBS’s estarão abertas ao público, finalizando a vacinação dos profissionais de saúde, idosos com 60+ e incluindo as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. O objetivo é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra Influenza e Sarampo.
Importância da vacinação
A campanha de imunização é nacional e, pela primeira vez, será realizada de forma simultânea, contra a Influenza e o Sarampo. A cobertura vacinal em, 2021, ficou em 82,45%.
Na rede pública de saúde, a vacinação contra Influenza ou Gripe é trivalente, isto é, protege contra três tipos de Influenza: a H1N1, a H3N2 – que contempla a variante Darwin, registrada no início do ano – e a Influenza B. A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.
Vacinação simultânea
Juntamente com a vacinação contra Influenza ou Gripe, também serão aplicadas a vacina contra o Sarampo. A dose da vacina tríplice viral que garante a proteção contra sarampo, rubéola e caxumba, também. A vacina da Influenza e do Sarampo podem ser administradas simultaneamente, uma em cada braço.
Todas as crianças a partir de 6 meses até 5 anos de idade deverão receber a vacina contra o Sarampo, independentemente de terem tomado anteriormente ou não.
As vacinas não devem ser administradas para pessoas que possuam sintomas gripais, que tenham testado positivo para Covid-19 nos últimos 30 dias ou pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores, segundo o Ministério da Saúde.
Cronograma de Vacinação contra a Gripe e Sarampo:
07/04 – Idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde;
30/04 – Crianças (6 meses a menores de 5 anos), idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde;
02/05 a 03/06 – Todos os demais públicos: Gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios