Palmas (TO), Terça-feira, 16 de Abril de 2024

JUSTIÇA

STJ autoriza que Sérgio Cabral seja transferido para presídio dos bombeiros no Rio

Desembargador convocado do STJ entendeu que a permanência do ex-governador numa unidade no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, não é 'prudente'.

05/05/2022

17:45

G1

Nicolás Satriano

Sérgio Cabral (arquivo) — Foto: Reprodução/TV Globo

Atendendo a um pedido da defesa de Sérgio Cabral, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou, nesta quinta-feira (5), que o ex-governador seja transferido para o Grupamento Especial Prisional (GEP) do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

Na terça-feira (3), Cabral e outros cinco presos foram levados da Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, na Região Metropolitana, para o presídio Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

A troca de cadeias ocorreu por ordem da Vara de Execução Penal do Tribunal de Justiça, que ordenou o encaminhamento à Penitenciária Laércio da Costa Peregrino (Bangu1) depois que uma fiscalização encontrou indícios de regalias na prisão da PM.

Banquete de R$ 1,5 mil e toalha bordada: as regalias de Cabral no presídio da PM

Em Bangu, o ex-governador passou a ser "colega" de presídio de alguns dos criminosos mais perigosos do RJ. Alguns deles são chefes do tráfico de drogas ou milicianos, como My Thor, Menor P, Toni Ângelo e Charles do Lixão.

Falta de 'prudência'

O desembargador convocado do STJ Olindo de Menezes determinou a remoção Cabral de Bangu 1 por entender não ser "prudente a manutenção do ex-governador" numa prisão em Gericinó.

Segundo o magistrado, há uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando que, por ser "colaborador", Cabral não fique na preso com outros corréus ou condenados.

"Além disso, há fatos penalmente típicos imputados a pessoas segregadas naquela mesma unidade prisional, em decorrência da delação do ex-governador", afirmou Menezes.

Segundo o STJ, na decisão o magistrado também destacou que, "embora tenha sido determinada a transferência e o isolamento cautelar de todos os presos, conjuntamente, a atuação de Sérgio Cabral não chegou a ser devidamente personalizada na decisão da Vara de Execuções Penais".

Em nota (veja a íntegra abaixo), os advogados de defesa do ex-governador, Patricia Proetti, Daniel Leon, Tayna Duarte e Bruno Garcia, afirmam que "a justiça mais uma vez imperou", e o STJ reconheceu que a transferência de Cabral foi "determinada sem qualquer processo que a respaldasse".

Íntegra da nota da defesa:

"A defesa do ex-governador afirma que a justiça mais uma vez imperou já que: foi reconhecido que a decisão de sua transferência, para além de estar pautada em mera presunção e achismos, fora determinada sem qualquer processo que a respaldasse, ou seja, inverteu-se o devido processo legal.

O juiz primeiro determinou a remoção do Ex-Governador para somente depois apurar se houve o seu envolvimento no episódio narrado. A defesa também destaca que, em relação ao ex-Governador, a própria decisão do juízo da execução não relaciona e não descreve nenhum achado na cela nº 18 – que é a do ex-Governador.

Como não houve nenhum achado que pudesse ser relacionado ao ex-governador, o Juiz da execução, em sua decisão, carregou de impressões pessoais despidas de qualquer mínima prova para justificar e motivar a sua decisão cautelar de remoção de presídio.

A defesa também afirma que baterá às portas do Tribunal de Justiça e do STF para denunciar esta situação de injustiça replicando nos demais processos onde, atualmente, se busca a liberdade do ex-Governador."


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: