EDUCAÇÃO
Governo do Tocantins apresenta Programa TO Graduado para comunidade de Paranã
No município, o programa funcionará nas instalações do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco
20/06/2022
21:45
SECOM
FÁBIO ALMEIDA
A estudante Luana Alves de Santana está animada com a chegada dos cursos ©Márcio Vieira
Nesta segunda-feira, 20, o Governo do Tocantins apresentou para comunidade de Paranã e de outros municípios da região, o Núcleo de Atuação Universitária. A ação faz parte do programa TO Graduado, que visa a oferta de cursos de nível superior na modalidade de ensino híbrido e modular.
No município, o programa funcionará nas instalações do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco. O TO Graduado, é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), que implantará Núcleos de Atuação Universitária em 15 municípios com a finalidade de ampliar a oferta de educação superior no Estado.
O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou os investimentos que estão sendo feitos na educação do Estado e ressaltou a importância do programa. "A nossa gestão busca fazer a descentralização dos recursos públicos. Esses cursos vão alavancar a economia local e colaborar para que os nossos jovens não precisem sair dos seus municípios".
Para a execução do programa, a Seduc disponibilizará a estrutura física das escolas estaduais, onde ocorrerão as atividades, com a liberação de três salas de aula, sala administrativa e sala para laboratório de informática, que será equipada com 25 computadores pela Unitins, que também ofertará a conexão de rede. O laboratório será de uso compartilhado; no período noturno atenderá os cursistas da Unitins e no diurno, os estudantes da escola.
O titular da Seduc, Fábio Vaz, ressaltou que o TO Graduado oportuniza a democratização do ensino superior no Tocantins. "Essa parceria da Seduc com a Unitins possibilita que os estudantes tenham acesso a uma educação superior e de qualidade, além de ser uma otimização dos recursos públicos, pois beneficia diretamente as unidades de ensino em que o programa funcionará".
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, apresentou os cursos que a comunidade poderá optar, sendo eles: cursos tecnólogos de Gestão pública, Agronegócios, Gestão de Mídias e Redes Digitais, Gestão em Turismo e Análise e Desenvolvimento de Software ( com início previsto para agosto) e ainda cursos de licenciatura de História e Pedagogia (com início previsto para fevereiro).
A estudante da 3° série do Ensino Médio do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, Luana Alves de Santana, disse que está animada com a chegada dos cursos. "Como concluinte do ensino médio eu vejo essa ação como uma oportunidade de fazer um curso superior sem sair da minha cidade. É a realização de um sonho".
As apresentações e audiências já foram realizadas nos municípios de Colméia, Caseara, Itacajá, Guaraí e Sítio Novo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro em ação penal do golpe
Leia Mais
Moraes manda cancelar passaporte de Silas Malafaia e o impede de falar com Jair e Eduardo Bolsonaro
Leia Mais
PF encontra mensagens de Jair Bolsonaro planejando pedido de asilo político na Argentina
Leia Mais
PF faz buscas contra Silas Malafaia no Galeão em investigação sobre tentativa de obstrução de Justiça
Municípios