CAPITAL
Prefeitura de Palmas oferece suplementação de vitamina A para crianças
28/07/2022
08:15
SECOM
©DIVULGAÇÃO
Em Palmas, crianças de 06 meses a 04 anos podem tomar vitamina A nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A administração faz parte do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A do Ministério da Saúde (MS), que tem como objetivo proteger a saúde dos olhos, potencializar o desenvolvimento e também reduzir o risco de diarreia e mortalidade infantil.
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que a suplementação está disponível para as crianças de 06 a 11 meses nas USFs da Arse 13, Arno 41, Arso 41, Arse 101, Eugênio Pinheiro, José Hermes, Taquari, Mariazinha (Buritirana), Walter Pereira Morato (Taquaruçu) e Walterly Wagner (Taquaruçu Grande). Crianças com idade entre 12 meses e 04 anos, 11 meses e 29 dias podem tomar a suplementação em qualquer uma das 34 USFs da Capital.
Para ter acesso, a Semus informa que é necessário comparecer na unidade de referência com documentos pessoais, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Caderneta de Saúde da Criança e do Adolescente.
Sobre o programa
A vitamina A é um micronutriente essencial para o ser humano, principalmente em fase de crescimento. Ela auxilia no funcionamento do sistema imune, na saúde da pele e diminui a ação dos radicais livres. Segundo o Ministério da Saúde, em algumas regiões do Brasil, sobretudo na regiões Norte, Nordeste e Sudeste, a deficiência de vitamina A é um problema de saúde pública considerado moderado. A deficiência dessa vitamina causa problemas oculares, como a diminuição da sensibilidade à luz levando até a cegueira parcial ou total, deficiência no desenvolvimento e ainda a mortalidade infantil por diarreia.
Estudos comprovam a redução desses índices com a suplementação e a administração do suplemento passou a ser recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Diante disso, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) foi instituído pelo MS em 2005 para reduzir e controlar a mortalidade e morbidade em crianças por deficiência de vitamina A. No entanto, destaca-se que a administração faz parte de um conjunto de estratégias e deve ser associada a uma alimentação diversificada.
A Semus informa que a variedade de alimentos ajuda a suprir essa deficiência. A vitamina A está presente em produtos de origem animal, como leite materno, gema do ovo, fígado e leite e também nos de origem vegetal, como vegetais folhosos verdes (como espinafre, couve e mostarda), vegetais amarelos (como abóbora e cenoura) e frutas amarelo-alaranjadas (como manga, goiaba, mamão e caqui), e também em óleos, como azeite.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motta pauta “pacote da impunidade” e bolsonaristas se articulam por anistia após julgamento de Bolsonaro no STF
Leia Mais
Cerco judicial a Bolsonaro se intensifica enquanto Centrão articula nomes para 2026
Leia Mais
Michelle Bolsonaro fala em “humilhação” após Moraes ordenar monitoramento policial de Jair Bolsonaro
Leia Mais
Carla Zambelli enfrenta nova audiência na Itália em processo de extradição
Municípios