PESQUISA ELEITORAL
Pesquisa Real Time Big Data: Wanderlei Barbosa e Ronaldo Dimas disputam a preferência para o governo do Tocantins
O atual governador e o ex-prefeito de Araguaína aparecem tecnicamente empatados nas simulações para o primeiro e segundo turno
03/08/2022
16:45
REAL TIME BIG DATA
©REPRODUÇÃO
Pesquisa quantitativa divulgada pela Real Time Big Data mostra o atual governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), e o ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PL), empatados tecnicamente com 24% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Carlos Amastha (PSB), que ainda discute apoio a uma possível chapa entre Dimas e Osires Damaso (PSC), aparece com 14%. Já os pré-candidatos Paulo Mourão (PT) e Osires Damaso (PSC) também dividem o mesmo percentual das intenções, 6%. Brancos, nulos e indecisos somam 26%. orrer a vice-governador na chapa de Wanderlei Babosa.
A corrida pelo governo do Tocantins ainda segue indefinida em outros cenários simulados. Na disputa apenas entre Wanderlei e Dimas, por exemplo, os candidatos aparecem novamente em empate técnico, com 33%, no primeiro turno. Brancos e nulos representam 34%.
Considerando um segundo turno entre Wanderlei e Amastha, o atual governador tem 34% das intenções, uma pequena diferença sobre o ex-prefeito, que tem 28%, mas ainda empatados dentro da margem de erro de três pontos para mais ou menos. 38% dos entrevistados optaram pelos votos brancos e nulos ou não souberam responder. A disputa entre Dimas e Amastha no segundo turno também mostra os postulantes tecnicamente empatados, com 31% e 30%, respectivamente. Votos brancos, nulos ou indecisos têm 39%.
“Mesmo após renunciar ao Governo no início do ano, a pesquisa mostra que Mauro Carlesse ainda tem um nome forte na cena local”, analisa Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data.
As intenções de voto para o Senado mostram a pré-candidata Professora Dorinha (União Brasil) à frente na disputa, com 20%. Na sequência, estão Kátia Abreu (PP) e Mauro Carlesse (Agir 36) com 13%, Vanderlei Luxemburgo (PSB), 11%, Ataídes Oliveira (PROS), 8%, Eli Borges (PL), 5%, e Claudemir Lopes (Patriota), 3%. O percentual de brancos, nulos e indecisos é de 27%.
A vantagem da Professora Dorinha cai diante um possível cenário com a presença de Carlos Amastha, caso ele não saia como candidato ao governo, tornando a competição mais equilibrada. A deputada tem 19% e Amastha, 17%. Mauro Carlesse aparece em terceiro com 14% das intenções, seguido por Kátia Abreu, com 12%, Ataídes, 8%, e Claudemir Lopes, 3%. Brancos, nulos ou não souberam responder totalizam 27%.
A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores do Tocantins, entre os dias 30 de julho e 1 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número TO-05111/2022.
Sobre a Real Time Big Data
A Real Time Big Data é um instituto de pesquisa composto por uma equipe profissional multidisciplinar de reconhecida experiência nacional e internacional, que se destaca pela agilidade, clareza e confiabilidade de seus levantamentos e estudos. Com experiência no mercado, tem o objetivo de fornecer dados e análises para auxiliar a tomada de decisões de empresas, instituições, agentes públicos e organizações do terceiro setor, apoiando-os por meio de elaboração pesquisa de opinião, sondagens sobre hábito de consumo, monitoramento de políticas públicas, levantamento de tendência de mercado e auditorias de imagem. Mais informações em www.realtimebigdata.com.br.
*DIVULGAÇÃO DE RESPONSABILIDADE DA REAL TIME BIG DATA
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios