SAÚDE
Campanhas contra a poliomielite e de multivacinação começam nesta segunda-feira (8) em Palmas
Expectativa é que cerca de 18 mil crianças até cinco anos sejam imunizadas contra a poliomielite na capital. Campanhas vão ocorrer até o dia 9 de setembro.
08/08/2022
07:00
SECOM
Crianças até 5 anos podem ser vacinadas contra a paralisia infantil — Foto: Raiza Milhomem/Ascom Semus
Começa nesta segunda-feira (8) as campanhas nacionais para imunizar crianças contra a poliomielite e de multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as 34 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas vão ofertar as doses. Confira a programação no final da matéria.
A expectativa é que cerca de 18 mil crianças até cinco anos sejam imunizadas contra a poliomielite. Também conhecida como paralisia infantil, a doença é causada pelo póliovírus e pode deixar sequelas que afetam a mobilidade da criança para o resto da vida.
"A paralisia infantil já está oficialmente eliminada no Brasil desde 1994, quando foi emitido o certificado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), porém, corre o risco de ser reintroduzida em razão de países vizinhos ainda lutarem contra essa doença”, afirmou Hugo Botelho, gerente de imunizantes da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf).
A campanha de multivacinação ocorre ao mesmo tempo e tem o objetivo de chamar os pais e responsáveis para que levem os filhos menores de 15 anos para tomar vacinas que estão atrasadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas que são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
As campanhas de vacinação contra a paralisia infantil e as doenças vão ocorrer até o dia 9 de setembro.
Confira a programação nos postos de saúde
8h às 17h
Manhã - 8h às 12h
Tarde - 13h às 17h
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Municípios