INCLUSÃO
BRK e SENAI realizam a formatura da primeira turma de mulheres encanadoras do Tocantins
11/08/2022
10:50
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Em busca de mais diversidade e inclusão de mulheres no mercado de trabalho, a BRK, concessionária que cuida da água e do esgoto em 47 municípios do Tocantins em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizaram na noite desta quarta-feira (10), a formatura da primeira turma de mulheres encanadoras do Tocantins.
A cerimônia ocorreu no auditório do Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) do SENAI, e contou com a participação de representantes da BRK e do sistema FIETO. Na ocasião, as 16 formandas foram homenageadas e receberam a certificação.
Durante o curso, as participantes puderam aprender a utilizar técnicas de instalações hidráulicas e sanitárias, sensibilização quanto ao desenvolvimento sustentável e ambiental, tipos de materiais utilizados e tubulações, além das formas de executar as ligações de redes de água e esgoto.
O diretor presidente da BRK no Tocantins, José Mário Ribeiro, explica que o objetivo da companhia é oportunizar mais diversidade no mercado de trabalho. "Essa é uma forma que encontramos para reforçar os valores da BRK, de respeito às pessoas e de criar oportunidades para mais mulheres dentro da companhia. Por meio do DiversifiK, nosso movimento pela diversidade e inclusão, atuamos para atender as metas de termos 40% de mulheres em cargos de alta liderança e 30% em diversas posições na BRK em todo o Brasil até 2024".
Sandra Santos Dourados foi a primeira contratada da turma pela BRK e já está atuando na empresa. Ela destaca a oportunidade que ambas as empresas abriram para as mulheres. "Sou muito grata pela oportunidade. Meu respeito a BRK e ao SENAI Tocantins, por tudo que tem feito pelo nosso estado, em ofertar cursos como este, criando oportunidades para nós mulheres. E reafirmando, que a mulher é capaz de realizar qualquer função. Está sendo uma honra fazer parte da família BRK. Darei o meu melhor para executar a tarefa que a mim será confiada", disse emocionada e sob aplausos.
Márcia Rodrigues, diretora regional do SENAI Tocantins explica que esse é só o início da carreira dessas mulheres. "É o conhecimento que vai permitir que vocês possam ser daqui algum tempo grandes referências. Não vejam este certificado como um ponto final. Deem o seu máximo, o seu melhor", aconselhou Márcia.
Na BRK, lugar de mulher é onde ela quiser. A CEO da companhia, Teresa Vernaglia, está no comando da empresa desde 2017, quando a companhia também assumiu o compromisso de promover a igualdade entre gêneros e a diversidade, com base no Women's Empowerment Principles (WEPs) da ONU. Na BRK, a participação feminina em diversas áreas da empresa, é fruto de um trabalho para atrair, formar e dar oportunidades a todos, sem distinção de gênero.
Sobre a BRK
A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK Ambiental conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à BRK uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.
Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara adota postura cautelosa após STF decretar perda do mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nível superior
Leia Mais
Bolsonaristas atacam Trump nas redes após revogação de sanções contra Alexandre de Moraes
Municípios