JUSTIÇA ELEITORAL
Ministro Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE
Em junho, Moraes foi eleito para comandar o tribunal
16/08/2022
19:00
AGÊNCIA BRASIL
©FRANCISCO BRITTO
O ministro Alexandre de Moraes toma posse hoje (16) no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O vice-presidente será o ministro Ricardo Lewandowski. 

A cerimônia está prevista para começar às 19h e deve contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro, dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, além de ex-presidentes de República e candidatos à presidência nas eleições de outubro.
Em junho, Moraes foi eleito de forma simbólica para comandar o tribunal, que é responsável pela organização do pleito.
A eleição é uma formalidade de praxe que é feita pelo TSE. Atualmente, Alexandre de Moraes ocupa o cargo de vice-presidente. Com o cumprimento do mandato de Edson Fachin, atual presidente, Moraes passará a presidir a Corte Eleitoral.
Moraes, que também é ministro do STF, passou a atuar no TSE em abril de 2017 como ministro substituto. Desde 2020, atua na função de ministro efetivo do tribunal.
O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia indicados pelo presidente da República.
Assista ao vivo:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mesa Diretora da Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Leia Mais
Câmara dos Deputados cassa mandato de Eduardo Bolsonaro por faltas acumuladas
Leia Mais
Lula diz que investigação sobre fraudes no INSS não poupará familiares: “Se tiver filho meu envolvido, será investigado”
Leia Mais
Mensagens da PF citam “filho do rapaz” em repasses de R$ 1,5 milhão do Careca do INSS
Municípios