PORTO NACIONAL
Hospital de Porto Nacional é contemplado com o Projeto Paciente Seguro
O projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde será composto por visitas educativas, oficinas, reuniões semanais e treinamentos
24/08/2022
08:00
LAIANY ALVES
©DIVULGAÇÃO
O Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) está sendo contemplado com o projeto “Paciente Seguro”, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre/RS, em parceria com o Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde (MS). Nos dias 23 e 24 de agosto de 2022 o hospital recebe a equipe do projeto e assina o termo de compromisso com o programa.
A ação é financiada pelo Programa de apoio ao Desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-Sus). O projeto será composto por visitas educativas da equipe do MS e o Hospital Moinhos de Vento, oficinas, reuniões semanais, treinamentos, educação de pacientes e acompanhantes e monitoramento de indicadores.
A enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HRPN, Talita Rocha, relata a importância dessa conquista para a qualidade do atendimento ao usuário do hospital. “A iniciativa visa à qualificação das equipes e melhoria dos processos de trabalho e atendimento aos pacientes, minimizando riscos”, disse.
Já a coordenadora de enfermagem do HRPN, Samila Vilarinho, ressalta que “a segurança do paciente representa um dos maiores desafios para a excelência da qualidade no serviço de saúde, onde a equipe multiprofissional contribui para uma melhor assistência ao paciente no que se refere ao cuidado seguro”.
Segurança do paciente
A segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado. É entendida como um conjunto de medidas que minimizem os riscos e danos desnecessários, relacionados à assistência em saúde ao paciente, com o objetivo de conscientização geral em prol da segurança.
Proadi-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, com propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.
Participam do programa o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios