CAPITAL
Henfil realiza testagem rápida de HIV e sífilis em internos de casa de recuperação
18/10/2022
09:05
SECOM
©DIVULGAÇÃO
Nesta segunda-feira, 17, o Núcleo de Assistência Henfil, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em conjunto com a Organização Não Governamental (ONG) Casa A+, realizaram uma ação extra muro em uma casa de recuperação em Palmas. Foram ofertados aos internos testes rápidos para vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sífilis, além de orientações sobre as doenças e as formas de prevenção e ainda distribuição de preservativos e materiais educativos.
De acordo com a enfermeira do Henfil e a responsável pela testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Lisy Mota, a importância é identificar de uma forma mais precoce a doença. “Se algum interno testar positivo para sífilis, nós faremos um exame de laboratório, porque pode ser apenas uma cicatriz sorológica, e se algum deles testar positivo para HIV, nós daremos o segmento através da nossa unidade”, explica, ressaltando que testes de sífilis podem dar positivo naqueles pacientes que já tiveram a doença e já trataram, o que é conhecido como cicatriz sorológica.
O coordenador da Casa A+, Reverendo Magela, ressalta que essa parceria entre a ONG e a Semus é significativa para ampliar os testes e os resultados de ISTs na Capital. Segundo ele, esse trabalho é anual e atende trabalhadores de casas noturna, postos de combustíveis, pacientes de clínicas de reabilitação entre outros. “A nossa instituição tem o papel de levar a sociedade civil para fazer os exames de ISTs. Neste mês de outubro, nosso foco principal é a testagem de sífilis, porque é o mês de prevenção contra essa doença”, comenta.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes determina monitoramento integral de Jair Bolsonaro por risco de fuga
Leia Mais
“Careca do INSS” pedirá habeas corpus ao STF para ficar em silêncio na CPMI
Leia Mais
Aposta do Rio de Janeiro leva sozinha prêmio de R$ 33,7 milhões da Mega-Sena
Leia Mais
Lula critica Trump por cassação de visto de Lewandowski: “Vergonhoso”
Municípios