CAPITAL
Saúde de Palmas oferece acompanhamento integral para pacientes com diabetes
Controlar o diabetes é importante para não ter complicações decorrentes da doença
14/11/2022
12:50
SECOM
©Raiza Milhomem
Nesta segunda-feira, 14, é o Dia Mundial do Diabetes, data criada com objetivo de conscientizar para o diagnóstico e a prevenção da doença. Em Palmas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) acompanha mais de 7.700 pessoas com diabetes mellitus tipo 1 e 2, nas Unidades de Saúde da Família (USFs).
Nas USFs, os pacientes podem obter o diagnóstico inicial e receber o tratamento por equipe multiprofissional. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece insulina (NPH e Regular) e todos os medicamentos necessários aos usuários nas farmácias municipais. Para ter acesso, o paciente precisa ter apenas a prescrição médica.
Além disso, esses pacientes são orientados sobre a administração da insulina e dos medicamentos; são informados sobre o uso de aparelhos que medem a glicose e as canetas de insulina, sobre como proceder em situações de mal estar, bem como são incentivados para uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.
A doença
A enfermidade é crônica, não transmissível, caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), pode se apresentar de diversas formas e de diversos tipos.
Conforme Andreza Domingos da Silva, coordenadora técnica de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Semus, a diabetes é decorrente da não produção de insulina pelo pâncreas e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos no organismo, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.
“Independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico para dar início ao tratamento”, alerta a profissional.
Os sintomas são variados e podem ser, no caso da diabetes tipo 01 (que acomete mais crianças e jovens), desde fome frequente à sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudança de humor, náusea e vômitos. No tipo 02 (adultos com mais de 50 anos são os mais afetados), os sintomas são, além dos já citados, formigamento nos pés e mãos, infecções frequentes (bexiga, rins, pele), feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes determina monitoramento integral de Jair Bolsonaro por risco de fuga
Leia Mais
“Careca do INSS” pedirá habeas corpus ao STF para ficar em silêncio na CPMI
Leia Mais
Aposta do Rio de Janeiro leva sozinha prêmio de R$ 33,7 milhões da Mega-Sena
Leia Mais
Lula critica Trump por cassação de visto de Lewandowski: “Vergonhoso”
Municípios