COPA DO MUNDO
Argentina bate França nos pênaltis, conquista o tricampeonato mundial
18/12/2022
14:05
Gabriel de Matos e Jéssica Benitez
©DIVULGAÇÃO
A Seleção Argentina é tricampeã da Copa do Mundo. Em 1978 foi campeã em casa e bicampeã em 1986 no México, chegou hoje, após vencer partida dramática, terceira conquista. No último ato de Lionel Messi em Mundiais, ele se consagra campeão e o atleta com mais jogos.
O primeiro tempo foi de total domínio argentino. Ángel Di Maria, desfalque nas últimas duas partidas, foi o protagonista. O camisa 11 sofreu o pênalti do primeiro gol. Lionel Messi, artilheiro da Copa, converteu deslocando o goleiro Lloris aos 24 minutos. O segundo gol veio em contra-ataque. MacAllister tocou para Di Maria, que bateu na saída do goleiro para aumentar o placar.
Aos 34 minutos do segundo tempo, Otamendi fez pênalti. Mbappe, também artilheiro da Copa, converteu. Aos 36, ele empatou a partida. Recebeu a bola na área e virou um voleio. Empate francês que se estendeu à prorrogação.
Nos 30 minutos adicionais de jogo não faltou emoção. Assim como no segundo tempo, os as duas seleções se debruçaram em sair do empate e sentir o gosto de colocar pelo menos uma das mãos na taça.
Aos três minutos da prorrogação Messi novamente salvou o time. De dentro do gol Koundué tentou salvar, mas foi impossível segurar a bomba e a Argentina novamente sentiu o gostinho de estar na frente.
Oito minutos depois, no entanto, nova reviravolta. Mbappé cobrou pênalti e igualou novamente o placar. Mesmo com acréscimo de três minutos não houve desempate e decisão ficou para os pênaltis, ficando a Argentina com a melhor, quebrando jejum de 36 anos, sendo coroado tricampeão mundial.
Trajetória - A campanha da Albiceleste começou com derrota para a Arábia Saudita por 2 a 1 de virada na abertura da Copa. Depois, duas vitórias por 2 a 0 contra México e Polônia. No mata-mata, derrubou a Austrália por 2 a 1, a Holanda nos pênaltis e a Croácia por 3 a 0.
O time argentino foi se moldando ao longo da Copa e jogadores como Enzo Fernandez, Alexis MacAllister e Julián Álvarez, jovens atletas, ganharam destaque. Emiliano Martínez, o goleiro foi outro destaque e decidiu no mata-mata diante da Austrália e nos pênaltis diante da Holanda.
"En Argentina nascí, tierra de Diego y Lionel" (Na Argentina nasci, terra de Diego Maradona e Lionel Messi), foi a música que ecoou nas arquibancadas nos sete jogos da Argentina. E o destaque do time foi Lionel Messi.
Capitão e camisa 10, fez gol em todas as fases e foi o artilheiro da competição com sete gols. O time jogou por ele e Leo pelo time. Além disso, se consagrou o jogador com mais jogos na história das Copas com 26 atuações e o maior artilheiro da Argentina.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios