POLÍTICA
Lula faz primeira reunião ministerial do governo nesta sexta-feira, 6
Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, objetivo de Lula é passar a mensagem de que ministros devem trabalhar em equipe. Encontro acontece no Palácio do Planalto.
06/01/2023
07:15
G1
Pedro Henrique Gomes
©ARQUIVO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira (6) com 37 ministros do governo na primeira reunião ministerial de seu terceiro mandato. O encontro está marcado para as 9h30 no Palácio do Planalto.
Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), a primeira reunião de ministros dará a "partida" à nova gestão.
"O presidente Lula fez questão de convocar essa reunião com todas e todos, de certa forma um acolhimento de ministros e ministras, da partida do governo", disse. "É um grande passo de início de governo."
Entre os temas que devem ser discutidos estão a coordenação do governo, a situação das obras de cada ministério e as ações a serem tomadas, além da relação com outros entes federativos.
Segundo Padilha, os ministros também discutirão com Lula medidas que estão avaliando tomar nos primeiros 100 dias, a partir dos relatórios produzidos pelos grupos técnicos de trabalho da transição.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou à TV Globo que, na reunião, Lula "vai passar a mensagem que quer que os ministros trabalhem em equipe, garantam a transversalidade do governo". "Todo mundo trabalhar junto", declarou.
"Eu diria que é para organizar, motivar. O presidente está com muito entusiasmo, deu quatro dias para os ministros escolherem seus principais assessores e ele amanhã vai dizer o fluxo, as diretrizes, as prioridades. Ele quer, já em janeiro, viajar para pelo menos dois estados brasileiros para dar a largada naquilo que, para ele, é prioridade", disse Costa.
Encontro com governadores
Ainda segundo Costa, Lula marcou para o dia 27 de janeiro a primeira reunião com os governadores, o que também deve ser tema do encontro ministerial. Com os chefes dos governos estaduais, Lula quer estabelecer encontros periódicos e deseja que os estados apresentem suas prioridades para que haja parcerias.
Ao blog do jornalista Gerson Camarotti, o ministro adiantou que serão marcadas também reuniões temáticas com os governadores sobre saúde, educação, segurança e combate à fome. Ao mesmo tempo, haverá o pedido para que os governadores apresentem uma lista de obras paralisadas para que sejam retomadas.
“A ideia é reafirmar o retorno das relações federativas, onde o governo vai reafirmar o compromisso de diálogo com estados e municípios. Com isso, vamos estabelecer celeridade nas ações governamentais”, afirmou Rui Costa.
“Vamos buscar capilaridade, proximidade e otimizar as ações do governo nos estados e municípios. Isso ajuda muito também na relação com o Congresso, uma vez que tenha algo pactuado com os governadores e prefeitos. Isso porque determinada proposta deixa de ser apenas do ministro ou do governo federal, mas sim de estados e municípios”, acrescentou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hacker afirma que Carla Zambelli mandou invadir sistema do CNJ para desacreditar Justiça
Leia Mais
PF prende “Careca do INSS” em operação contra fraudes bilionárias em aposentadorias
Leia Mais
Confira seu astral para esta sexta-feira, 12
Leia Mais
Bolsonaro pode ser preso hoje? STF fixa pena de 27 anos, mas prisão imediata ainda depende de recursos
Municípios