BRK AMBIENTAL
Em 2022, BRK retirou mais de mil toneladas de lixo da rede de esgoto em Palmas, Araguaína e Gurupi
23/01/2023
14:30
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Quatro em cada cinco casos de entupimentos e vazamentos nas tubulações de esgoto são provocados por descarte incorreto de lixo. Em 2022, a BRK, concessionária de água e esgoto de 47 cidades tocantinenses, retirou mais de mil toneladas de lixo das redes coletoras de esgoto doméstico. Na capital Palmas, foram 700 toneladas, em Araguaína foram 284 toneladas, e 43, em Gurupi.
Fraldas, cabelo, sacos plásticos, fio dental, papel higiênico, absorventes e óleo de cozinha são os principais vilões das redes de coleta do esgoto. O acúmulo de lixo pode resultar no entupimento e extravasamento de redes coletoras e até no retorno de esgoto para dentro dos próprios imóveis.
A diretora de operações da BRK no Tocantins e Pará, Sandra Leal, diz que o apoio da população é fundamental para o uso corretos das redes de esgoto. “Problemas no serviço de esgoto vão acontecer sempre que houver uso indevido do sistema de coleta de esgoto, como jogar lixo ou óleo em privadas, pias e ralos ou direcionar água de chuva na rede de esgoto. Esses comportamentos não geram apenas transtornos como entupimentos, como também podem danificar as redes internas das residências e prejudicar o meio ambiente.”
Água de Chuva
Além do lixo, o lançamento da água de chuva na rede de esgoto também é um dos principais causadores de prejuízos para o meio ambiente. “O volume que chega à estação de tratamento aumenta em mais de 70% nos dias de chuva, uma mostra simples de que não se trata de esgoto das residências, e sim de um volume grande de chuva que não deveria estar ali. Com isso o esgoto fica diluído e, além de impactar na eficiência do tratamento, essa ação também pode provocar extravasamentos nas próprias residências", afirma Sandra. A engenheira reforça que a água de chuva deve ser direcionada para as galerias pluviais.
A empresa atua constantemente com ações de educação ambiental por meio de palestras em toda rede municipal e estadual de educação, além de realizar parcerias com órgãos municipais para ações de vistoria em imóveis, com objetivo de identificar e autuar ligações irregulares. Os dados obtidos durante as vistorias são encaminhados aos órgãos de fiscalização, e, caso constatada, a ligação irregular pode resultar em multa para o morador. Só em 2022, foram realizadas mais de cinco mil vistorias.
Serviço
Para mais dicas e informações sobre educação ambiental, visite blog.brkambiental.com.br, e para dúvidas ou outras informações entre em contato por meio do telefone 0800 644 0195 ou por mensagem via WhatsApp (11) 99988-0001
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Redução da jornada de trabalho para 36 horas tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
Leia Mais
MEC abre inscrições para vagas remanescentes do Fies nesta terça-feira
Leia Mais
Mitos e verdades do empréstimo consignado como aproveitar os benefícios com segurança
Leia Mais
Após decisão do STF sobre maconha, governo Lula lança programa nacional de prevenção às drogas nas escolas
Municípios