Palmas (TO), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

SES-TO promove reunião on-line sobre neurodiversidade no SUS

Encontro teve o intuito de qualificar os servidores da Pasta no atendimento das pessoas autistas

07/02/2023

10:25

ERLENE MIRANDA

Público-alvo da reunião on-line foram profissionais da SES-TO

A fim de qualificar os servidores da Pasta no atendimento das pessoas autistas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu na manhã desta terça-feira, 07, uma reunião on-line, sobre neurodiversidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

No encontro coordenado pela equipe do Programa Diversidade na Saúde (PDS), foi abordada a neurodiversidade nas relações de trabalho e no acolhimento ao usuário do SUS. “Somos o primeiro programa com essa temática no Brasil, que almeja a criação de mecanismos para facilitar a comunicação ao acesso à política de saúde”, esclarece o coordenador do PDS da SES-TO, Francisco de Assis Neves Neto.

Segundo o coordenador, “tratar sobre a neurodiversidade no ambiente de saúde é de extrema relevância. Queremos ir além dos atendimentos que já realizamos, este foi um momento de irmos além, aprender mais sobre essas relações com este público”, finaliza.

A gerente de educação especial da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-TO), Paola Regina Martins Bruno, foi uma das convidadas da reunião. “Agradeço o convite para o debate, pois é necessário estreitar os laços e compreender a neurodiversidade, pois a educação e saúde recebem muitos usuários autistas”, afirmou, acrescentando que “já me perguntaram se a neurodiversidade surgiu agora, mas não, ela já existia, mas com a divulgação ampla sobre o autismo nos últimos anos, o assunto foi difundido. A sensibilidade de um é diferente do outro, e às vezes a particularidade do outro incomoda, sendo necessário discutir o assunto”.

Outro convidado no encontro foi o psicólogo, Rafael Góes Miranda, que discorreu sobre as características dos autistas. “Quando falamos de autismo, o bebê já apresenta sinais, e o adulto com autismo também manifestam indicativos, sendo necessário realizar o melhor acolhimento dessas pessoas”.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: