GOVERNO DO ESTADO
Governador devolve cargo para 16 secretários menos de 24 horas após exonerar todo primeiro escalão
Também foram reconduzidos o chefe de gabinete e a secretária particular de Wanderlei Barbosa. Nos demais órgãos e autarquias, a manutenção dos serviços caberá interinamente aos secretários executivos e vice-presidentes.
07/02/2023
11:00
G1
Wanderlei Barbosa é governador do Tocantins — Foto: Divulgação
Na manhã desta terça-feira (7) o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) decidiu reconduzir ao cargo 16 secretários de estado. Eles foram exonerados na noite de segunda-feira (6), quando todos os secretários e presidentes de autarquias foram destituídos dos cargos.
A recondução foi publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Estado. Também tiveram os cargos devolvidos o chefe de gabinete e a secretária particular do governador, Marcos Martins Camilo e Rosilene Fortunato de Sousa, respectivamente.
Wanderlei ainda nomeou Miyuki Hyashida, ex-secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para a recém criada Secretaria da Pesca e Aquicultura.
Segundo o governo, as nomeações vão manter a continuidade dos serviços prestados à população e execução de projetos em andamento.
Foram reconduzidos e nomeados os seguintes servidores:
Nas demais pastas e autarquias que ainda não tiveram os titulares nomeados, a manutenção dos serviços caberá interinamente aos secretários executivos e vice-presidentes de órgãos e autarquias.
Mudanças no governo
Desde o final de dezembro do ano passado, Wanderlei já havia sinalizado que haveria mudanças e uma reforma administrativa para o novo mandato. As ações começariam justamente em fevereiro.
No dia 10 de janeiro, o Governo do Estado publicou uma medida provisória que alterou as denominações de secretarias e criou três pastas: a Secretaria da Mulher, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais e a Secretaria da Pesca e Aquicultura.
Para as pastas da Mulher e Povos Originários e Tradicionais, chegou a nomear como secretária a própria irmã, Berenice de Fátima Barbosa Castro Freitas. A ativista indígena Narubia Silva Werreria assumiu a outra secretaria. O anúncio dos nomes foi publicado no dia 17 de janeiro, uma semana após a criação das pastas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Edinho Silva é eleito presidente nacional do PT com apoio de Lula e missão de liderar reeleição em 2026
Leia Mais
Após condenação, Leo Lins lacra celulares de plateia e retoma piadas com minorias em novo show
Leia Mais
Lula critica Trump por ameaças a países do BRICS: “O mundo não quer um imperador”
Leia Mais
Sem citar Trump, Lula afirma que Brasil não aceita interferência: "Ninguém está acima da lei"
Municípios