GOVERNO DO ESTADO
Governador devolve cargo para 16 secretários menos de 24 horas após exonerar todo primeiro escalão
Também foram reconduzidos o chefe de gabinete e a secretária particular de Wanderlei Barbosa. Nos demais órgãos e autarquias, a manutenção dos serviços caberá interinamente aos secretários executivos e vice-presidentes.
07/02/2023
11:00
G1
Wanderlei Barbosa é governador do Tocantins — Foto: Divulgação
Na manhã desta terça-feira (7) o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) decidiu reconduzir ao cargo 16 secretários de estado. Eles foram exonerados na noite de segunda-feira (6), quando todos os secretários e presidentes de autarquias foram destituídos dos cargos.
A recondução foi publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Estado. Também tiveram os cargos devolvidos o chefe de gabinete e a secretária particular do governador, Marcos Martins Camilo e Rosilene Fortunato de Sousa, respectivamente.
Wanderlei ainda nomeou Miyuki Hyashida, ex-secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para a recém criada Secretaria da Pesca e Aquicultura.
Segundo o governo, as nomeações vão manter a continuidade dos serviços prestados à população e execução de projetos em andamento.
Foram reconduzidos e nomeados os seguintes servidores:
Nas demais pastas e autarquias que ainda não tiveram os titulares nomeados, a manutenção dos serviços caberá interinamente aos secretários executivos e vice-presidentes de órgãos e autarquias.
Mudanças no governo
Desde o final de dezembro do ano passado, Wanderlei já havia sinalizado que haveria mudanças e uma reforma administrativa para o novo mandato. As ações começariam justamente em fevereiro.
No dia 10 de janeiro, o Governo do Estado publicou uma medida provisória que alterou as denominações de secretarias e criou três pastas: a Secretaria da Mulher, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais e a Secretaria da Pesca e Aquicultura.
Para as pastas da Mulher e Povos Originários e Tradicionais, chegou a nomear como secretária a própria irmã, Berenice de Fátima Barbosa Castro Freitas. A ativista indígena Narubia Silva Werreria assumiu a outra secretaria. O anúncio dos nomes foi publicado no dia 17 de janeiro, uma semana após a criação das pastas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios