Ciência / Espaço
Astrônomos identificam planeta semelhante à Terra com até 50% de chance de habitabilidade
HD 137010 b tem tamanho próximo ao da Terra, está na zona habitável de sua estrela e intriga cientistas sobre possível presença de água líquida
29/01/2026
10:00
DA REDAÇÃO
Pesquisadores descobrem planeta semelhante à Terra — Foto: Nasa
Astrônomos identificaram um novo planeta do tamanho da Terra que pode reunir condições favoráveis à existência de água líquida e, em tese, à habitabilidade. Batizado de HD 137010 b, o corpo celeste apresenta cerca de 50% de chance de estar em uma zona habitável, segundo estimativas dos pesquisadores.
O planeta está localizado a aproximadamente 150 anos-luz da Terra, dentro da Via Láctea, e a descoberta foi conduzida por cientistas da Universidade do Sul de Queensland (UniSQ), em parceria com pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade de Oxford. Os resultados foram publicados na revista científica Astrophysical Journal Letters.
De acordo com o estudo, o HD 137010 b possui um tamanho cerca de 6% maior que o da Terra e orbita sua estrela a uma distância semelhante à que Marte mantém do Sol. Por isso, os astrônomos descrevem o planeta como um “ponto de encontro entre a Terra e Marte”.
Essa posição o coloca na chamada zona habitável, região em que as condições teóricas permitem a existência de água em estado líquido na superfície — um dos principais critérios para a busca por vida fora do Sistema Solar.
O astrônomo Alex Venner, autor principal do estudo, explica que o planeta está no limite do que a ciência considera potencialmente habitável:
“Há cerca de 50% de chance de o HD 137010 b ser habitável. Ele está realmente no limite do que consideramos possível em termos de potencial habitabilidade.”
Apesar do entusiasmo, os cientistas ressaltam que o HD 137010 b ainda é classificado como um ‘candidato a planeta’, pois necessita de ao menos mais uma observação para ter sua existência confirmada definitivamente.
Além disso, fatores ambientais impõem restrições importantes. Embora a estrela HD 137010 seja semelhante ao Sol, ela é mais fria e menos luminosa. Com isso, o planeta receberia menos de um terço da luz e do calor que a Terra recebe.
As estimativas indicam que a temperatura máxima da superfície do planeta poderia chegar a cerca de -68 °C, valor próximo à temperatura média de Marte, que é de aproximadamente -65 °C.
Somente com novas observações e análises mais detalhadas os astrônomos poderão confirmar a existência do planeta e avaliar com maior precisão se o HD 137010 b pode, de fato, sustentar água líquida — e se reúne condições mínimas para a existência de vida, ainda que microscópica.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sem Tarcísio no Planalto, Centrão fragmenta estratégia e busca alternativa à candidatura de Flávio Bolsonaro
Leia Mais
Resultado individual do Sisu 2026 já pode ser consultado no portal do MEC
Leia Mais
Lula lidera no primeiro turno, mas enfrenta cenário apertado no segundo, aponta Paraná Pesquisas
Leia Mais
Haddad afirma que deixará o governo Lula em fevereiro, mas não define data exata
Municípios