CAPITAL
IMUNIZAÇÃO: Vacinação de covid-19 e influenza é estendida até sábado,15, em seis unidades de saúde
Imunizante pode ser adquirido com documentos pessoais, cartão de vacinação e cartão SUS
10/04/2023
13:00
SECOM
©Raiza Milhomem/ Ascom Semus
Com a onda de síndromes gripais em ascensão na Capital, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) decidiu estender a vacinação desta semana até sábado, 15, em seis Unidades de Saúde da Família (USFs) para garantir que mais pessoas tomem o imunizante contra covid-19 e influenza. As salas de vacina ficarão abertas das 8 às 17 horas e para adquirir a dose, a população deve levar documentos pessoais, cartão de vacina, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento que comprove a integração do público prioritário, se for o caso.
Dentre as salas de vacina que funcionarão no sábado estão as USFs da Arno 61 (503 Norte), Loiane Moreno Vieira (Arse 24 - 210 Sul), Valéria Martins Pereira (Arse 122 - 1206 Sul), Eugênio Pinheiro da Silva (Jardim Aureny I), Santa Bárbara e Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande). Serão ofertados os imunizantes da Pfizer Baby e Pediátrica, para bebês de seis meses a quatro anos e de cinco a 11 anos, respectivamente. Também estará disponível a 1ª, 2ª e 3ª dose da Pfizer Monovalente para população acima dos 12 anos e a 4º dose para população acima de 40 anos, profissionais da saúde e pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos.
A Pfizer Bivalente possui um grupo prioritário, a lista dos critérios pode ser conferida aqui. O gerente da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf) da Semus, Hugo Botelho, ressalta que a população elegível para tomar a bivalente deve ter, no mínimo, duas doses das vacinas monovalentes com intervalo de quatro meses da última aplicação para receber o imunizante. Também poderá ser administrada a 2ª dose da CoronaVac para população acima dos três anos e a 2ª dose da AstraZeneca para adultos maiores de 18 anos.
Já a vacina da influenza (gripe) deve ser tomada anualmente e o grupo prioritário para a aplicação são pessoas com mais de 60 anos, adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros (as), crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; forças armadas; forças de segurança e salvamento; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professores (as); profissionais de transporte coletivo; profissionais portuários; profissionais do sistema penitenciário e trabalhadores da saúde.
Unidades que abrirão no sábado, 15
Covid (todas as vacinas) e influenza - das 8 às 17 horas
USF Arno 61 (503 Norte)
USF Loiane Moreno Vieira (Arse 24 - 210 Sul)
USF Valéria Martins Pereira (Arse 122 - 1206 Sul)
USF Eugênio Pinheiro da Silva (Jardim Aureny I)
USF Santa Bárbara
USF Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Adolescente de 14 anos passa por cirurgia de quase 17 horas para amputação de perna afetada por tumor raro
Leia Mais
Defesa de Filipe Martins atribui prisão domiciliar a tentativa de fuga de Silvinei Vasques
Leia Mais
Após caso Silvinei, Moraes decreta prisão domiciliar de Filipe Martins
Leia Mais
Quadro de saúde de Galvão Bueno apresenta melhora e narrador deve receber alta neste sábado
Municípios