SAÚDE
SES-TO promove curso básico de vigilância em saúde do trabalhador
A capacitação ocorre durante toda a semana e irá qualificar mais de 30 servidores de oito municípios
12/04/2023
13:40
SECOM
DAYANA NASCIMENTO
©DIVULGAÇÃO
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou na segunda-feira, 10, o ‘Curso Básico em Vigilância em Saúde do Trabalhador’. A qualificação vai até o dia 14 de abril e irá capacitar mais de 30 servidores dos municípios de Araguaína, Almas, Gurupi, Pedro Afonso, Lagoa da Confusão, Palmas, Porto Nacional, Paraiso e Pium.
O curso tem como foco capacitar os servidores públicos da Vigilância Sanitária Estadual e dos municípios prioritários, dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual, Regional e Municipal, das Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador, dos municípios e representantes sindicais e membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CISTT), locais.
A capacitação é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde, gerência técnica da Saúde do Trabalhador e tem o objetivo de desenvolver ações de Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador, na perspectiva da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e assim promover a reflexão sobre as inter-relações entre os processos produtivos e a saúde dos trabalhadores, abordando a VISAT, para a formulação de propostas de ações de intervenção epidemiológica e sanitária em situações específicas em seus territórios.
“O curso possibilitará que os profissionais reflitam sobre as inter-relações entre os processos produtivos e a saúde dos trabalhadores, ampliando o conhecimento da legislação pertinente à vigilância em saúde do trabalhador, entre outros”, enfatizou a técnica da Gerência de Saúde do Trabalhador, Magna Dias Leite.
A ação está sendo ministrada pelos multiplicadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fiscais sanitários dos Estados do Acre e Mato Grosso do Sul, Adônidas Feitosa Rodrigues Junior e Débora Renata Mendonça de Moraes, respectivamente. “O Tocantins sai na frente em relação à capacitação, pois é o primeiro Estado a realizar este curso em 2023 e dentro da proposta do curso, esses profissionais saem com conhecimento necessário para aplicar em seus municípios ações de vigilância em Saúde do Trabalhador, no âmbito do SUS e assim contribuir na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, ressaltou a fiscal sanitária Débora Renata Mendonça de Moraes.
“Participar deste curso é muito importante para nós enquanto servidora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estadual do Tocantins, pois lidamos diretamente com os casos de acidentes de trabalho nas empresas e instituições públicas e privadas, além de fiscalizar e notificar temos trabalhado durante a capacitação a promoção de ações e estratégias de vigilância e saúde para a prevenção desses agravos relacionados ao trabalho, que na maioria das vezes são evitáveis. Temos aprendido muito sobre os processos de VISAT de maneira prática” destacou a enfermeira CEREST estadual do Tocantins, Giovanna Rocha.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Putin decreta trégua de Páscoa na guerra da Ucrânia
Leia Mais
Apple inicia produção do iPhone 16e no Brasil para evitar tarifas e conter aumento de preços nos EUA
Leia Mais
Davi Brito vira réu por ameaça com arma à ex-namorada durante videochamada
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Municípios