SES-TO
SES-TO aborda a importância do acolhimento no 1° Encontro de Saúde em Guaraí
A participação da Pasta levou aos presentes, informações sobre a importância da mudança de atitudes dentro dos serviços de saúde
15/04/2023
09:00
SECOM
KAROLINY SANTIAGO
©DIVULGAÇÃO
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou entre os dias 12 e 14 de abril, do Primeiro Encontro de Saúde de Guaraí. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Municipal de Guaraí e contou com a participação dos profissionais do Hospital Regional de Guaraí (HRG), da Secretaria de Saúde do município e de estudantes da área da saúde das faculdades da região.
Durante o encontro, a equipe do Programa Diversidade na Saúde (PDS/SES-TO) levou aos presentes, informações sobre a importância da mudança de atitudes dentro dos serviços de saúde, na hora do atendimento ao paciente e no trabalho diário executado pelos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), tocantinense.
Para o coordenador do PDS, Francisco de Assis Neves Neto, “estar presente naquele espaço para dialogar, trocar experiências e falar sobre inclusão e respeito dentro do contexto de diversidade com os trabalhadores e trabalhadoras do SUS foi muito produtivo e importante para fomentarmos e mantermos essas articulações para junto com os participantes, descontruindo assim essas práticas e falas de comportamentos preconceituosos dentro do espaço de trabalho”.
“As informações que tivemos nos últimos três dias proporcionou muitas reflexões, troca de experiências e, sobretudo uma desconstrução em relação aos preconceitos e comportamentos discriminatórios tanto no acolhimento aos pacientes do SUS, quanto nas relações entre os trabalhadores. Essa oportunidade é uma de protegermos inclusive a saúde mental dos trabalhadores, pois quando me sinto acolhido, proporciono saúde e benefícios a todos“, comentou a psicóloga sanitarista do Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (NASST) do HRG, Cristina Vasconcelos.
“Foi de grande importância a participação do Programa de Diversidade na Saúde na programação do evento, pois percebemos que repercutiu positivamente, o que acredito que trará mudanças de atitudes necessárias para o acolhimento de todas as pessoas usuárias do SUS”, disse a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HRG, Nebia Gadelha.
O PDS
O Programa Diversidade na Saúde existe na SES-TO, desde o ano de 2021 e tem a finalidade de trabalhar a diversidade e suas múltiplas formas com os trabalhadores da saúde, para que se crie uma cultura de respeito e tolerância. A iniciativa faz com que os trabalhadores sintam-se motivados, estimulado à reflexão e aumenta assim sua autoestima e melhor desempenho nas suas atividades laborais, (Humaniza SUS). Os benefícios também atingem a população, com um melhor atendimento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador Wanderlei Barbosa impulsiona avanços na educação e infraestrutura esportiva no tocantins
Leia Mais
Confira seu astral para esta quinta-feira, 16
Leia Mais
Crise do Pix Gera Reviravolta: Governo revoga normativa e lança Medida Provisória após erros na comunicação
Leia Mais
Nikolas Ferreira acusado de espalhar Fake News sobre fiscalização do Pix
Municípios