Palmas (TO), Quarta-feira, 02 de Abril de 2025

CAPITAL

Cartilha com orientações sobre desaparecimento de pessoas no TO será afixada nos Cras da Capital

25/04/2023

14:59

SECOM

©DIVULGAÇÃO

Para orientar e estabelecer um padrão de atendimento e atuação no enfrentamento ao desaparecimento de pessoas no Estado, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) lançou na manhã desta terça-feira, 25. A secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Palmas, Adriana Aguiar, participou da programação. Para aderir à proposta da cartilha, com formato digital, a Sedes irá fixar o formato impresso resumido, em todos os sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Mulher - Flor de Lis e no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier. 

A cartilha foi desenvolvida em conjunto com órgãos que compõem o sistema de Segurança Pública, por intermédio do Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas (Plid/TO). Participaram do lançamento, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, além de outras entidades. 

Conforme o MPE - TO, o documento contém orientações destinadas aos servidores públicos, agentes públicos, membros de organizações da sociedade civil e demais profissionais que lidam com o fenômeno do desaparecimento e estará disponível em formato digital, facilitando o acesso de todos. “Percebemos por muitas vezes a demora em chegar a informação, não havia integração entre os órgãos, então pensamos neste material para auxiliar no momento que a ocorrência chegar e estabelecer um padrão de atendimento”, destacou a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo.

Por sua vez, o cartaz produzido contém o fluxo de trabalho que deve ser adotado pelas instituições públicas na busca por pessoas desaparecidas. Este é o material que a Sedes usará em seus equipamentos. “Essas orientações serão muito úteis para nossos servidores que podem vir a se deparar com casos dessa natureza”, destacou a secretária. 

Números de desaparecidos

No Tocantins, dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO) revelam que 562 pessoas foram dadas como desaparecidas nos últimos dois anos e cerca de 100 corpos de pessoas não foram identificados, sendo, em sua maioria, enterrados nos cemitérios públicos como desconhecidos.

Texto: Lorena Karlla (Com informações do Ministério Público do TO)


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: