ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Presidente da Aleto parabeniza criação do Programa de Fortalecimento da Educação pelo Governo
As autoridades se comprometeram a colaborar com a implementação do PROFE nos municípios.
26/04/2023
09:30
DICOM
LAUANE DOS SANTOS
©Amanda Machado
Com foco na qualidade do ensino tocantinense, o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), prestigiou o lançamento do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), na tarde desta terça-feira, 25, no Palácio Araguaia. Além do chefe do Legislativo, mais 11 parlamentares da Casa também acompanharam a solenidade com a presença do governador Wanderlei Barbosa.
Sob comando da Secretaria de Estado da Educação, representada no evento pelo gestor da Pasta, Fábio Vaz, o PROFE é uma política pública colaborativa entre as redes públicas de ensino do Estado, sendo considerado pelo Governo o maior programa de educação já implementado no Tocantins. A expectativa é beneficiar diretamente cerca de 350 mil estudantes.
O governador Wanderlei Barbosa afirmou que as ações ocorrerão a partir de parcerias entre o Estado, por meio da Rede Estadual de Educação, e os 139 municípios, com as secretarias municipais. “Nós buscamos melhorar a educação dos filhos tocantinenses e, para isso, precisamos de integração com municípios porque a educação é continuada, começando nas séries iniciais, até a universidade. Então, estamos fazendo essa integração para melhorar a qualidade do ensino e nossos indicadores”, enfatizou.
“Esse programa vem ao encontro com tudo aquilo que o governador Wanderlei Barbosa se comprometeu durante as caminhadas públicas em campanha: colaborar com os municípios, cuidar das escolas, recuperar os passivos, melhorar as estradas e a segurança da população. Fico feliz em pertencer a este Governo e ver de perto a diferença que esta gestão está fazendo no dia a dia do povo”, destacou Amélio Cayres.
Em sua fala, o presidente da Casa de Leis também enfatizou a importância do PROFE e reiterou seus pedidos em prol da expansão do ensino superior a todos os cantos do Tocantins.
“Digo também que nunca vi um programa que pudesse ajudar tanto os municípios como este lançado hoje junto com os prefeitos e sei que mudará a vida dos estudantes e profissionais da educação, mas precisamos avançar ainda mais, levando cursos de ensino superior para os 139 municípios, pois não justifica o aluno pegar ônibus todo dia para viajar por 50 ou 100 quilômetros até uma faculdade”, requereu o parlamentar, evidenciando ainda pedidos referentes a salários dos secretários escolares e outras demandas de profissionais da área.
Eixos
O Programa atuará para direcionar os recursos educacionais com foco nos eixos: infraestrutura; educação tecnológica; valorização dos profissionais; aprendizagem; educação inclusiva; PROFE nos municípios; capacitação de professores e desporto e cultura, além da instituição de uma Bolsa Permanência para estudantes do 9° ano e do ensino médio de tempo integral.
Na ocasião, o chefe do Executivo também anunciou uma série de incentivos concedidos aos profissionais da educação, como reajuste salarial, gratificações e data-base, além da distribuição de 13 mil chromebooks para os alunos e mais notebooks para professores das escolas de fomento, construção de escolas e reformas.
A solenidade contou com a presença dos deputados Gutierrez Torquato, Leo Barbosa, Janad Valcari, Marcus Marcelo, Eduardo Fortes, Claudia Lelis, Jair Farias, Luciano Oliveira, Junior Geo, Vanda Monteiro e Winston Gomes, bem como o deputado federal Ricardo Ayres, prefeitos, vereadores, secretários estaduais, diretores regionais da Educação, presidentes de entidades e profissionais da educação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios