SECRETARIA DA SAÚDE
Bebês prematuros do Hospital e Maternidade Dona Regina recebem terapia com ofurô
Técnica de fisioterapia aquática de relaxamento remete o bebê ao ambiente uterino .
29/04/2023
09:05
SECOM
ERLENE MIRANDA
©DIVULGAÇÃO
Bebês prematuros precisam de muitos cuidados e o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) sempre atendo ao serviço humanizado e de qualidade, oferece aos nenéns das áreas neonatais de Unidade Intermediária (UI) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI/NEO) o banho de ofurô.
A técnica oferecida na unidade hospitalar tem a finalidade de promover relaxamento e tranquilidade aos pequenos e como consequência a melhora no quadro clínico. A fisioterapia da UTI neo do HMDR, Isabel Costa Pimentel, realiza os banhos de ofurô nos bebês e explica que “é uma técnica que a gente utiliza a água quentinha, dura de cinco a dez minutos e depende da aceitação do bebê. Não fazemos com todos, pois é necessário avaliar o quadro clínico, além de não hiperestimulamos eles e alternar os dias de banhos”.
Segundo a profissional de saúde, “os bebês lembram do útero materno ao receberem o banho e conseguem muitos benefícios. O ofurô auxilia no ganho de peso, na correção de padrões respiratórios, além de auxiliar o bebê conseguir alta mais rápido. Também orientamos as mamães a darem continuidade a terapia em casa”, concluiu.
O pequeno Henrique Aguiar Neves, de apenas 17 dias, está internado na UTI/NEO desde o nascimento e recebe o banho de ofurô. “Ele nasceu com 32 semanas, e está bem, apenas aguardando alta. Eu não sabia que tinha essa terapia aqui no hospital, as meninas fizeram com ele nessa semana e me disseram que ele dormiu em seguida. Pretendo fazer essa técnica em casa, pois ela auxilia no desenvolvimento”, conta a mamãe Karina Aguiar.
O banho de ofurô é uma técnica de fisioterapia aquática de relaxamento que surgiu na Holanda, em 1997, e foi criada por obstetras e parteiras a fim de proporcionar um ambiente parecido com o útero materno aos bebês, sendo usada inicialmente em bebês prematuros. Após notar o estado de bem-estar que a terapia proporciona aos bebês, a técnica para todos os recém-nascidos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prefeito de Palmas destaca parceria com Governo em investimentos em Taquaruçu
Leia Mais
Governador de SC será ouvido em inquérito após declarações sobre Bolsonaro
Leia Mais
Mega-Sena e +Milionária: Sorteios prometem prêmios milionários neste sábado
Municípios