ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputados destacam importância da participação popular em plenária do PPA de Dianópolis
30/06/2023
17:05
DICOM
Rubens Gonçalves e Luiz Melchiades
©Koró Rocha
Os deputados estaduais que representaram a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) na plenária do Planejamento Plurianual (PPA) 2024/2027 de Dianópolis, destacaram a importância da participação popular na definição das linhas de investimentos para o desenvolvimento do Estado. O evento foi realizado nesta sexta-feira, 30, no Colégio João de Abreu.
O deputado Gutierres Torquato (PDT) defendeu as plenárias como instrumento democrático para construção do orçamento. “Quando o governo se propõe a se aproximar do cidadão para ouvir os seus anseios, para entender qual é o seu pensamento, qual é o seu desejo, a possibilidade de erro é muito menor”, disse.
Torquato também defendeu a destinação de recursos para ampliação do campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) instalado na cidade.
Na mesma linha, o deputado Moisemar Marinho (PSB) ressaltou que o PPA subsidiará o trabalho da Aleto na aprovação das demais legislações orçamentárias, como a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Vamos pegar tudo aquilo que o povo trouxer para esta plenária, aprovar e dar as condições [de execução], que são os instrumentos necessários para dar governabilidade ao governo Wanderlei Barbosa”, afirmou.
O deputado Valdemar Júnior (Republicanos) deu a dimensão orçamentária do que está sendo discutido nas plenárias do PPA 2024/2027. Segundo o parlamentar, trata-se de investimentos anuais na ordem de R$ 15 bilhões.
“São mais de R$ 60 bilhões para os próximos quatro anos, que precisamos determinar, organizar e definir de que maneira vai ser gasto o dinheiro. [Por isso que] o PPA é importante. Queremos ouvir as sugestões. É dentro da opinião do nosso povo, que o Tocantins vai avançar”, disse.
Valdemar Júnior também defendeu que haja mais valorização na área da saúde e da educação pública.
Último parlamentar a fazer uso da palavra na plenária do PPA em Dianópolis, o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) solicitou que sejam contemplados no planejamento, recursos para investimentos na área da saúde, principalmente para o Hospital Regional de Dianópolis; agricultura, com foco no Projeto de Irrigação Manoel Alves; e na manutenção e conservação das rodovias da região.
Mantoan também reforçou a importância da participação popular para construção do PPA. “Não podia deixar de ser melhor esse título que o governador deu, que é ‘Ouvir para cuidar’. Que é o tema das nossas audiências públicas. Não há gestão séria, sem planejamento. O sucesso da entrega de resultados para a população depende de tudo estar planejado no orçamento e com as condições para execução. É isso que estamos fazendo no dia de hoje”, frisou.
Dianópolis, representando 10 municípios da região Sudeste do Tocantins, foi a sexta cidade a sediar as plenárias do PPA 2024/2027. Iniciadas em abril de 2023, as audiências foram realizadas com a participação de representantes da Aleto em Araguatins, Araguaína, Colinas, Divinópolis e Taguatinga.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Projeto Antifacção reacende tensão entre Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta
Leia Mais
Ex-assessor de Bolsonaro lança campanha nos EUA para custear defesa após acusação de envolvimento em plano golpista
Leia Mais
STF exige imagens de câmeras corporais após megaoperação no Rio com 121 mortos
Leia Mais
Suzano lança Estratégia de Natureza e reforça integração da biodiversidade ao modelo de negócios
Municípios