CAPITAL
CURSO: Instituto 20 de Maio qualifica motoristas da ATCP
06/07/2023
16:25
ASSECOM
LOARA TOMAZ
Instrutor, assim como motoristas recém-contratados, profissionais antigos precisam se manter atualizados sobre regras e condutas durante o trânsito, por meio da capacitação
Durante o mês de julho, o Instituto 20 de Maio (IVM) promove a segunda etapa do curso 'Excelência no transporte coletivo de Palmas: no trânsito, escolha a vida!', focada no aperfeiçoamento dos motoristas admitidos da Agência de Transportes Coletivos de Palmas (ATCP). A primeira etapa, ocorrida em junho, focou no aperfeiçoamento dos motoristas recém-contratados. O curso visa desenvolver competências essenciais para otimizar o serviço de transporte público de Palmas.
Em quatro módulos, o treinamento desenvolve competências importantes no relacionamento motorista-passageiro, como escuta efetiva, primeiros-socorros e conhecimento dos benefícios dedicados ao usuário de transporte público.
Os motoristas também são instruídos dos seus direitos e deveres como servidores público-municipais e adquirem habilidades úteis à proteção da sua saúde física e psicológica como ginástica laboral, inteligência emocional e habilidade interpessoal. O curso também relembra os profissionais sobre os principais fundamentos da educação e legislação no trânsito.
Até o dia 22 de julho, nove turmas serão ministradas por instrutores do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo o instrutor José Filadelfo da Silva, assim como motoristas recém-contratados, profissionais antigos precisam se manter atualizados sobre regras e condutas durante o trânsito, por meio da capacitação. “Mesmo sendo habilitado e trabalhando diariamente, existem infrações ou erros que acontecem por falta de conhecimento. O motorista acredita que estava correto e acaba gerando uma infração. Estamos oferecendo um aperfeiçoamento das habilidades que ele já possui, ouvindo os inúmeros desafios e queixas que ele enfrenta no trânsito e dando ajuda com os profissionais adequados para o motorista poder tomar as melhores decisões no dia a dia.”
Texto: Loara Tomaz - estagiária sob supervisão do IVM
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
NYT revela que comandos dos EUA mataram civis norte-coreanos em missão fracassada
Leia Mais
Quando Crime e Fama Colidem: Hytalo Santos sob a Lente da Teoria Tríplice da Delinquência
Leia Mais
Galípolo minimiza risco da Lei Magnitsky ao sistema financeiro e BC endurece regras para instituições de pagamento
Leia Mais
Moraes pede sessão extra no STF para acelerar julgamento de Bolsonaro e aliados
Municípios