CAPITAL
CURSO: Profissionais da saúde finalizam capacitação sobre emergências psiquiátricas
31/08/2023
08:05
SECOM
©Lia Mara/Secom Palmas
Cerca de 30 profissionais da saúde encerram na quarta-feira, 30, o curso de Emergências Psiquiátricas. A capacitação foi dividida em dois módulos: o primeiro realizado nos dias 22 e 23 de agosto e tratou da abordagem inicial ao paciente psiquiátrico, o segundo aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto, e tratou sobre o paciente com intento suicida.
Na ocasião, um dos instrutores do curso, o médico socorrista do Samu, Túlio Duarte, ressaltou que o curso foi pensado devido à onda crescente de doenças mentais no estado. “Temos um aumento no número de doenças mentais, principalmente durante a pandemia e depois dela. Então, para ter uma ideia, aqui no serviço de Palmas, mais da metade dos atendimentos do Samu são de cunho psiquiátrico”.
Ele destaca que o levantamento realizado pelo Samu antes da realização do curso, apontou que no primeiro quadrimestre de 2023, ou seja, de janeiro a abril, houve mais de 8 mil chamados na unidade e desse total cerca de 4.900 foram de doenças mentais. “Esse dado mostra que todo o resto, infarto, acidentes, trabalho de parto, crise convulsiva entre outros, foram minoria em relação aos atendimentos de cunho psquiátrico”.
O médico enfatiza ainda que o curso é voltado para capacitar qualquer profissional e não necessariamente da área da saúde. “O curso é para qualquer formação, para que seja aplicado na rotina do profissional, seja um jornalista, motorista, policial militar, professor, por exemplo".
Outro instrutor do curso, o enfermeiro Mauro Maués, destacou que os profissionais também aprenderam na prática como abordar os pacientes. “Tivemos um ator fazendo a simulação do intento suicida e os cursistas fizeram a negociação. O foco foi o comportamento do profissional perante a abordagem nessa tentativa de negociação”, destaca.
Uma das participantes do curso, a psicóloga da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Geicilane Vale da Silva, destacou a importância em se abordar a temática. “Essa capacitação veio para fortalecer o nosso conhecimento. O tema contribui para mim enquanto psicóloga, aos demais colegas e principalmente para os pacientes e a sociedade que está carente de um serviço de qualidade”.
A capacitação é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Núcleo de Educação em Urgência (NEU) e a Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) e foi realizada no auditório do Samu, localizado na região sul da Capital.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova regra da CNH altera limite de pontos e pode reduzir teto para 20 em caso de infrações gravíssimas
Leia Mais
Mamonas Assassinas terão restos mortais exumados após 30 anos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para tratamento com Estímulo Elétrico Craniano
Leia Mais
Brasil e Índia assinam primeiro memorando bilateral sobre terras raras e minerais críticos
Municípios