Palmas (TO), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

CAPITAL

Semáforos com inteligência artificial serão instalados em Palmas por R$ 3,5 milhões e pagos com dinheiro de multas de trânsito

Equipamentos farão captura de vídeo em tempo real e têm funcionamento mesmo com falta de energia. Obras para instalação já começaram.

31/08/2023

18:00

G1

Sinalização será modernizada na principal avenida da cidade — Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Inteligência artificial para gerenciamento do tráfego, captura de vídeo em tempo real e até funcionamento mesmo com falta de energia. Essas são algumas das características de dez novos e tecnológicos semáforos que serão instalados na Avenida Teotônio Segurando, em Palmas, até o mês de outubro.

Os equipamentos foram adquiridos com os recursos de multas de trânsito no valor de R$ 3,5 milhões.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) já começou a instalar os novos semáforos na avenida que corta a cidade de norte a sul. Já foram feitas perfurações nos cruzamentos que cortam a Teotônio. Veja quais são:

  • LO-1;
  • LO-3;
  • LO-5;
  • LO-12;
  • LO-13;
  • LO-15;
  • LO-21;
  • NS-15 (cruzamento com Avenida Parque),

Além dos pontos na Avenida Teotônio Segurado, os semáforos inteligentes também estarão entre as avenidas LO-9 e Av. LO-11 e entre a LO-13 e LO-15. As duas últimas vão beneficiar passagens de pedestres.

Segundo a prefeitura, os semáforos com a nova tecnologia para controlar o trânsito se adaptam às condições de trânsito em tempo real. Isso é possível com um sistema de gerenciamento de tráfego que utiliza a inteligência artificial que adequa os tempos semafóricos. Também faz a captura de vídeo em tempo real por meio de um vídeo-detector que identifica a presença do veículo na linha de parada.

Uma das vantagens no uso dos semáforos inteligentes, segundo a gestão, é que haverá a alimentação elétrica dos controladores semafóricos e de seus grupos focais por meio do Sistemas de Alimentação de Potência Ininterrupta (UPS - Uninterruptable Power Supply).

Caso falte energia elétrica, o sistema é acionado automaticamente para controlar os semáforos Inteligentes, não havendo interrupção no fornecimento do serviço.

Com a aquisição da nova tecnologia, a ideia é que para 2024 toda a Teotônio Segurado tenha semáforos inteligentes, segundo o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Júnior.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: