JEITS
Governador Wanderlei Barbosa abre Jogos Escolares Indígenas do Tocantins destacando importância de fortalecer a identidade cultural dos povos tradicionais
Abertura do Jeits ocorreu na Praia da Graciosa, em Palmas, nesse sábado, 30, reunindo mais de 700 estudantes indígenas de sete etnias do Estado
01/10/2023
08:35
SECOM
GUILHERME LIMA
©DIVULGAÇÃO
A Praia da Graciosa, um dos pontos turísticos de Palmas, foi cenário para a abertura oficial da segunda edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits), nesse sábado, 30. O evento faz parte das comemorações dos 35 anos do Tocantins e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa.
Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), os Jogos Escolares Indígenas reúnem mais de 700 estudantes-atletas indígenas entre 12 e 17 anos, de 35 escolas, representando sete povos originários do Tocantins: Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Xerente.
O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de fortalecer a identidade cultural indígena, fomentar o intercâmbio entre os povos originários do Tocantins e estimular a socialização, enquanto incentiva a prática esportiva comum entre essas comunidades únicas. “Esse momento é único, de junção de várias etnias, de intercâmbio entre os nossos povos, enriquecendo o nosso Estado, a nossa gente. Nós temos uma dívida histórica com os povos originários e nosso Governo vai valorizar ainda mais a nossa gente. Desejo um bom jogo para todos os atletas que estão comprometidos com o esporte, com sua comunidade, com o nosso Tocantins, declarando assim aberta a segunda edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins”, declarou o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário estadual da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância dos Jeits na promoção do desenvolvimento educacional e cultural dos estudantes indígenas do Tocantins. "Estamos comprometidos em apoiar esses jovens talentosos e celebrar a riqueza de suas tradições culturais por meio do esporte. É um momento muito importante, pois estamos integrando essas etnias por meio da educação, de uma forma pedagógica, reconhecendo o valor dos nossos povos originários”.
A secretária estadual dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, agradeceu a atenção e compromisso do governador Wanderlei Barbosa com os povos originários e parabenizou as comunidades indígenas que estão participando da competição. “Os povos originários e tradicionais só foram valorizados na gestão Wanderlei Barbosa, esperamos 35 anos por isso. Desejo que todos os jovens atletas que aqui estão façam uma boa competição e representem o seu povo, sua aldeia, sua gente”, pontuou a secretária.
A abertura oficial da competição contou com apresentações culturais indígena; desfiles das sete delegações; apresentações de modalidades esportivas e corrida com a tocha olímpica.
Jeits
Os Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits) seguem até esta segunda-feira, 2, com 11 modalidades diferentes, incluindo arco e flecha, arremesso de lança, luta corporal, corrida de 100 metros rasos, corrida de resistência de 2 e 3 mil metros, corrida com varinha 4x100 metros, corrida com tora, cabo de guerra, natação e futebol society.
Aluna da Escola Indígena Tainá, a koteriru Kotezinha, de 12 anos, está muito empolgada, pois é a primeira vez que participa da competição. Representando a Aldeia Canoanã, na Ilha do Bananal, a adolescente Javaé vai competir na modalidade corrida com varinha e ainda, corrida de 2 mil metros. “Estou muito feliz em estar aqui, me dediquei muito, quero e vou ganhar”, ressalta entusiasmada.
kuabimari Tewalu Javaé, de 15 anos, da aldeia São João, também na Ilha do Bananal, vai competir na modalidade cabo de guerra, representando a Escola Indígena Temanare. “Eu acho incrível esse evento, nós indígenas merecemos um momento como esse. Aqui, mais do que competição, valorizamos a nossa gente”, afirmou o estudante.
Os jogos de futebol society serão realizados na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; Escola do Flamengo e Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prefeito de Palmas destaca parceria com Governo em investimentos em Taquaruçu
Leia Mais
Governador de SC será ouvido em inquérito após declarações sobre Bolsonaro
Leia Mais
Mega-Sena e +Milionária: Sorteios prometem prêmios milionários neste sábado
Municípios