PALMAS
SAÚDE DA MULHER: Semus parabeniza ginecologistas e obstetras pelo dia nacional da categoria
30/10/2023
09:50
SEMUS
FERNANDA MENDONÇA
Ginecologista obstetra Laura Barbosa de Oliveira é especialista em gestantes de alto risco
Responsáveis pelos cuidados com a saúde do sistema reprodutor feminino e durante a gestação, os ginecologistas e obstetras desempenham um trabalho de extrema importância nas mais diversas fases da vida da mulher. E neste dia 30 de outubro, data em que é celebrado o Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), parabeniza todos os profissionais da rede.
O acolhimento das pacientes começa nas Unidades de Saúde da Família (USFs), quando são encaminhadas aos centros especializados, conforme a particularidade do atendimento. A ginecologista obstetra Laura Barbosa de Oliveira, que há 30 anos exerce com orgulho e dedicação a profissão, é uma das profissionais atuantes da rede municipal de Palmas.
Especialista em gestantes de alto risco, a médica detalha que no seu trabalho diário identifica situações que possam levar ao comprometimento da saúde da mãe do bebê. “Entre as doenças identificadas nas gestantes de alto risco, estão a hipertensão, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis e demais complicações. O papel da equipe é melhorar a assistência a essa mulher para que chegue em boas condições para o parto”, explica.
Sobre o trabalho do obstetra, a médica não esconde a satisfação em fazer parte deste momento tão único no qual as mulheres passam. “Eu costumo falar que eu sou uma pessoa apaixonada pelo ato da assistência à mulher. Eu já entrei na faculdade sabendo que gostaria de fazer ginecologia obstetrícia. É um trabalho de doação plena e verdadeira missão. Os profissionais dessa área formam uma rede de apoio, pois a assistência não é apenas ginecológica, mas tratamos da sexualidade dessa pessoa, do envelhecimento e da qualidade de vida”, enaltece.
Rede municipal
Em Palmas, a rede municipal de saúde possui em sua estrutura de atendimento ginecológico e obstétrico os especialistas em gestações de alto risco que realizam um acompanhamento mais específico dessa mulher; o ginecologista voltado à demandas gerais, como consultas de rotina e pequenas queixas de saúde; o ginecologista que acompanha os pacientes com a alteração dos exames de citopatológico (rastreamento do câncer de colo de útero); e o ginecologista que acompanha pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para o correto tratamento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova lei permite uso de tornozeleiras eletrônicas para agressores de mulheres e reforça medidas protetivas
Leia Mais
INSS deve apresentar plano de devolução de descontos indevidos até a próxima semana
Leia Mais
Lula viaja à Rússia a convite de Putin com foco em mediação de paz e fortalecimento comercial
Leia Mais
Fraude bilionária: INSS abre investigação contra 12 entidades por desvios em benefícios de aposentados
Municípios