PALMAS
SAÚDE DA MULHER: Semus parabeniza ginecologistas e obstetras pelo dia nacional da categoria
30/10/2023
09:50
SEMUS
FERNANDA MENDONÇA
Ginecologista obstetra Laura Barbosa de Oliveira é especialista em gestantes de alto risco
Responsáveis pelos cuidados com a saúde do sistema reprodutor feminino e durante a gestação, os ginecologistas e obstetras desempenham um trabalho de extrema importância nas mais diversas fases da vida da mulher. E neste dia 30 de outubro, data em que é celebrado o Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), parabeniza todos os profissionais da rede.
O acolhimento das pacientes começa nas Unidades de Saúde da Família (USFs), quando são encaminhadas aos centros especializados, conforme a particularidade do atendimento. A ginecologista obstetra Laura Barbosa de Oliveira, que há 30 anos exerce com orgulho e dedicação a profissão, é uma das profissionais atuantes da rede municipal de Palmas.
Especialista em gestantes de alto risco, a médica detalha que no seu trabalho diário identifica situações que possam levar ao comprometimento da saúde da mãe do bebê. “Entre as doenças identificadas nas gestantes de alto risco, estão a hipertensão, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis e demais complicações. O papel da equipe é melhorar a assistência a essa mulher para que chegue em boas condições para o parto”, explica.
Sobre o trabalho do obstetra, a médica não esconde a satisfação em fazer parte deste momento tão único no qual as mulheres passam. “Eu costumo falar que eu sou uma pessoa apaixonada pelo ato da assistência à mulher. Eu já entrei na faculdade sabendo que gostaria de fazer ginecologia obstetrícia. É um trabalho de doação plena e verdadeira missão. Os profissionais dessa área formam uma rede de apoio, pois a assistência não é apenas ginecológica, mas tratamos da sexualidade dessa pessoa, do envelhecimento e da qualidade de vida”, enaltece.
Rede municipal
Em Palmas, a rede municipal de saúde possui em sua estrutura de atendimento ginecológico e obstétrico os especialistas em gestações de alto risco que realizam um acompanhamento mais específico dessa mulher; o ginecologista voltado à demandas gerais, como consultas de rotina e pequenas queixas de saúde; o ginecologista que acompanha os pacientes com a alteração dos exames de citopatológico (rastreamento do câncer de colo de útero); e o ginecologista que acompanha pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para o correto tratamento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova regra da CNH altera limite de pontos e pode reduzir teto para 20 em caso de infrações gravíssimas
Leia Mais
Mamonas Assassinas terão restos mortais exumados após 30 anos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para tratamento com Estímulo Elétrico Craniano
Leia Mais
Brasil e Índia assinam primeiro memorando bilateral sobre terras raras e minerais críticos
Municípios