PROJETO DE LEI
PCCR da Educação de Palmas cria cargos e reestrutura carreiras
Novo PCCR da Educação incentiva professores se qualificarem e viabiliza oferta de atendimento multiprofissional aos alunos da rede municipal
30/11/2023
11:50
SECOM
©Luciana Pires
Enviado à Câmara Municipal de Palmas no dia 1º de novembro, o Projeto de Lei Nº 26/2023, que institui o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos profissionais da Educação Básica do Município, foi aprovado por unanimidade pelos membros da Câmara Municipal de Palmas, nesta terça-feira, 28. A proposta recebeu uma emenda modificativa e aditiva na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O novo PCCR da Educação incentiva os professores a se qualificarem com cursos de mestrado e doutorado, ao mesmo tempo, em que viabiliza a oferta de atendimento multiprofissional aos alunos da rede municipal, incluindo profissionais como psicólogo, assistente social e nutricionista, além de reestruturar as carreiras dos servidores.
O secretário da Educação, professor Fábio Chaves, destaca a importância do projeto aprovado para os servidores municipais. “Estamos falando de um planejamento que envolve o servidor público, a carreira pública, então a competência de fazer esses projetos é do Executivo Municipal, mas a participação do Parlamento, antes mesmo de que esse projeto seja encaminhado, é essencial. Prova disso é a decisão chegar tão madura como chegou e termos uma aprovação de forma unânime.”
O secretário falou sobre a construção do PCCR e a participação dos principais envolvidos no processo de formação, que foi muito fundamental e muito representativo. “Os professores, sindicalizados e não sindicalizados, técnicos e demais servidores participaram ativamente das comissões. Foi uma discussão muito ampla e essa amplitude, mais uma vez, fez com que fosse coroado por uma aprovação unânime”, pontua Chaves.
O gestor disse ainda que “de agora em diante abre toda a possibilidade de implementar vários projetos que dependiam disso, inclusive projetos de modernização de gestão, qualificação de corpo docente, entre outras. Ter um plano de carreira atrativo e que possa fazer com que os nossos servidores realmente se sintam incentivados a se qualificarem, não só no começo de carreira, ou não só no fim, mas durante toda a carreira, faz toda a diferença para a Educação de Palmas”.
Conforme o secretário, o novo PCCR foi construído para que incentivos, com melhorias também remuneratórias, e que já começa obedecendo piso salarial do professor, que é algo muito importante, fosse implementado. “Estávamos tratando de um plano que foi construído, quando esse piso ainda não era estabelecido, e isso dava uma atividade muito grande para a gestão, para cumprir ao mesmo tempo, o piso, e, a organização municipal, agora há uma consonância. Isso faz com que o servidor já entre com um ganho remuneratório maior”, considera.
Proposta de emenda
A proposta de emenda, apresentada pelos vereadores da base da prefeita Cinthia Ribeiro, modifica os artigos 13, 16, 34 e 48 do Projeto de Lei Nº 26/2023. As alterações têm o objetivo de dar mais segurança jurídica para os servidores da Educação.
Os vereadores também acrescentaram um artigo e um inciso ao PL: o artigo 53-A, que visa conceder progressão ao próximo nível aos ocupantes dos cargos de técnico administrativo educacional e auxiliar técnico administrativo educacional, caso possuam escolaridade maior que a exigida à época do concurso (graduação), já o inciso IV, do art. 34 amplia as formas de qualificação dos profissionais da educação básica.
O projeto de lei agora segue para sanção da prefeita Cinthia Ribeiro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sicredi cresce 58% em faturamento com máquinas de cartão em 2024 e lidera avanço no setor
Leia Mais
Lula empossa Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres
Leia Mais
Governo dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre supostas sanções contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Veja os próximos feriados e pontos facultativos de 2025 e planeje seus dias de folga
Municípios