ECONOMIA
Pix sepulta tradicionais formas de pagamento bancário a partir de 15 de janeiro
Operações DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) serão descontinuadas
08/01/2024
12:00
AGÊNCIA BRASIL
©DIVULGAÇÃO
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) comunicou o fim do uso do DOC (Documento de Ordem de Crédito), tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, e do TEC (Transferência Especial de Crédito), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, a partir do dia 15 de janeiro.
A data máxima de agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. No mesmo dia também será encerrado o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes.
Dois dos meios mais tradicionais de transferência bancária, TEC e DOC eram utilizados para transações de no máximo R$ 4.999,99 de forma agendada para outras contas. As agências bancárias cobravam pelo serviço. Mas com a inovação do Pix, que é totalmente gratuito, a ferramenta foi caindo em desuso.
Levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central mostra que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano.
O DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, a escolha preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após mais de 12 horas, Fux vota pela absolvição de Bolsonaro e cinco aliados no STF
Leia Mais
Com apoio de Lula, Simone Tebet desponta em São Paulo como aposta para o Senado e projeto para 2030
Leia Mais
STF retoma julgamento de Bolsonaro e aliados com placar em 2 a 0 pela condenação
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 10
Municípios