Palmas (TO), Segunda-feira, 04 de Março de 2024

ECONOMIA

Escritórios Verdes, da JBS, regularizam 8 mil fazendas e ampliam em 57% o atendimento a produtores rurais

A meta é aumentar em 50% o suporte para fazendas em 2024, priorizando o atendimento ao pequeno produtor. Em nova fase, programa mira contribuir com aumento da produtividade

01/02/2024

07:15

ASSECOM

O programa dos Escritórios Verdes da JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, alcançou a marca de 8 mil regularizações socioambientais de fazendas no Brasil. Somente em 2023, a iniciativa contabilizou um total de 4 mil regularizações de fazendas e atingiu o marco de 2.300 hectares direcionados para recomposição florestal. Para este ano, a meta da empresa é alcançar 12 mil regularizações e priorizar o atendimento ao pequeno produtor. 

Entre as 8 mil regularizações realizadas, 47% são de pequenas propriedades. Visando apoiar principalmente os pequenos produtores para além da solução de passivos ambientais, no fim do ano passado a JBS lançou os Escritórios Verdes 2.0. 

“A tecnologia aumenta a produtividade, a renda e torna a produção mais sustentável”, afirma Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil. “Com os Escritórios Verdes 2.0, ofereceremos ferramentas para que o produtor tenha acesso a práticas e técnicas de produção regenerativa e sistemas agroflorestais integrados”, completa.

Segundo a executiva, a Companhia adotou uma estratégia de enfrentamento ao problema do desmatamento que vai além do bloqueio dos produtores que não estão em conformidade com a política de compras da empresa. “Entendemos que esta questão setorial relacionada ao desmatamento só terá uma solução se atuarmos de forma conjunta com os pecuaristas e pequenos produtores, oferecendo soluções efetivas e promovendo a assistência técnica para aqueles que desejam fazer a regularização. E os resultados que estamos alcançando nos Escritórios Verdes comprovam que se trata de uma estratégia acertada”, afirma. 

A executiva explica que, em cerca de três anos de existência dos Escritórios Verdes, já foram efetuados mais de 22 mil atendimentos a produtores rurais, sendo que 9 mil aconteceram só em 2023, representando um crescimento de 57% quando comparado ao ano anterior. 

Atualmente, a JBS monitora diariamente mais de 70 mil potenciais fazendas fornecedoras de gado. Quando uma propriedade é identificada com qualquer tipo de não-conformidade com os critérios socioambientais da Política de Compras Responsáveis da JBS, há o bloqueio imediato no sistema de compras da companhia. Neste momento, o trabalho dos Escritórios Verdes oferece apoio para compreender e apoiar aqueles produtores que queiram percorrer o caminho da sustentabilidade rumo à regularização das suas áreas.

O programa teve início com escritórios nos estados do Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A partir do amadurecimento da iniciativa e do aumento da demanda por parte dos produtores, o programa foi expandido, chegando ao Acre e ao Tocantins. 

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 152 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.


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