COMPIR
Novos integrantes do Conselho Municipal da Igualdade Racial tomam posse
13/06/2024
19:30
SEMPSIR
ELIENE CAMPELO
©DIVULGAÇÃO
Foram empossados na tarde desta quinta-feira, 13, os conselheiros e conselheiras, titulares e suplentes, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Palmas (Compir) para o biênio 2024-2026, no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). O órgão que estava desativado desde 2017, tem entre outras atribuições, zelar pela formulação, coordenação, definição de diretrizes e articulação de políticas para a promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e indígena, afetada por discriminação racial e demais formas de intolerância; e combate à discriminação racial e étnica.
“Hoje, com muita alegria, retomamos a atuação do Compir em Palmas, com representantes do poder público e de entidades da sociedade civil organizada que atuam na área de promoção da igualdade racial e temos a certeza que farão história. É um conselho importantíssimo e sabemos que os empossados realizarão um excelente trabalho na defesa e construção de uma sociedade mais igualitária”, destacou a secretária municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial, Cleizenir dos Santos.
A cerimônia contou com a presença da secretária estadual dos Povos Indígenas, Narubia Werreria, que parabenizou a gestão municipal, ressaltando que “esse é um momento de resgate deste espaço de participação popular”. A gestora pontuou que a construção do país e das cidades deve ser feita “ouvindo os movimentos, pois é assim que a gente constrói as pontes de justiça social e destrói os muros do racismo”.
Presidência
Após a posse, ocorreu a primeira reunião ordinária do Compir para o biênio 2024-2026, tendo como pauta a eleição da mesa diretora e a definição do calendário das reuniões ordinárias do segundo semestre de 2024.
O secretário-executivo da Sempsir, Nélio Lopes, foi eleito pelos empossados para a presidência do Compir. “A nossa história, enquanto homem, negro e palmense tem sido marcada pela constante defesa dos direitos à igualdade e pelo enfrentamento do racismo, inclusive o estrutural. O Compir nos une e fortalece para fazer ecoar os anseios de todas as etnias, raças e credos na busca pela igualdade racial” destacou Lopes.
O Compir convidou entidades para participar ativamente com direito a voz das deliberações, dentre elas: Universidade Federal do Tocantins (UFT), Associação Amigos da África (AFA), Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM/TO), Coletivo Enegrecer, Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (Comam).
Foram eleitos e eleitas para compor a mesa diretora:
A lista completa com todos os membros do Compir foi publicada no Diário Oficial do Município de Palmas Nº 3.474 no dia de 3 de junho de 2024 por meio do Decreto Nº 2.519.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda
Leia Mais
Lula se retrata após dizer que traficantes são “vítimas” de usuários: “Fiz uma frase mal colocada”
Leia Mais
Casos de miopia disparam no Brasil e especialistas alertam para aumento entre crianças e jovens
Leia Mais
Sicredi Campo Grande MS vence Prêmio Inovativos 2025 com o programa Evoluir CG
Municípios