POLÍTICA
Governo do Tocantins recebe representante do Mapa para discutir implantação de projeto inovador para cadeias produtivas
Projeto será executado em cinco estados da Amazônia Legal: Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso
18/07/2024
17:30
NAYARA BORGES
©DIVULGAÇÃO
O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, representando o governador Wanderlei Barbosa, recebeu na tarde desta quinta-feira, 18, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, a coordenadora-geral de Operações Estratégicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ivana Guerreiro. Na ocasião, eles debateram a implantação de um projeto voltado para inovações nas cadeias produtivas da agropecuária para conservação florestal na Amazônia Legal.
O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, ressaltou a relevância do reconhecimento do governo federal em ter o Tocantins como um dos estados mais importantes em termos de produtividade e também de preservação ambiental. “Esse projeto que o Ministério da Agricultura está desenvolvendo será implementado em cinco estados e o Tocantins é um deles. Esta reunião serviu para tomar medidas iniciais para a implantação desse projeto, que visa fortalecer a cadeia produtiva nas áreas de gado e soja, além de reforçar a sustentabilidade ancorada nos projetos que o Estado já desenvolve e que serão potencializados com recursos do Mapa”, frisou o secretário-chefe.
Projeto inovador e sustentável para o agro
O projeto de inovação nas cadeias produtivas é executado em parceria entre o Mapa e o governo da Alemanha, por meio do KfW Banco de Desenvolvimento, e os estados da Amazônia. Ele é baseado em três principais pilares: adequação das propriedades com os critérios da plataforma Agro+Brasil como ferramenta de avaliação da situação ambiental; diagnóstico dos sistemas agrários (socioeconômico e documental), levantamento socioeconômico ambiental dos imóveis rurais nos projetos de assentamentos; e elaboração de planos integrados voltados à conformidade socioambiental.
A coordenadora-geral de Operações Estratégicas do Mapa, Ivana Guerreiro, destacou que o projeto, que será executado em cinco estados da Amazônia Legal (Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso), visa promover inovação nas cadeias agropecuárias. “A intenção é promover inovação nas cadeias da agropecuária para a conservação florestal na Amazônia”, salientou Ivana Guerreira.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios