Palmas (TO), Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

CURIOSIDADES

Você sabia que algumas águas-vivas brilham no escuro?

18/07/2024

19:55

ANA KARLA SOUZA

©DIVULGAÇÃO

Existem espécies com menos de 2 centímetros, mas há outras com mais de 2 metros de diâmetro, com tentáculos que chegam até 40 metros de comprimento. Elas são animais marinhos do filo Cnidaria, que existe nas classes Cubozoa, Scyphozoa e Hydrozoa.

Porém, além de serem bonitas, também são perigosas. Sua fisgada ao mesmo tempo que mata um pequeno animal aquático, não é fatal aos humanos, mas costuma provocar muita dor, irritação de pele, febre e câimbra nos músculos.

Mas claro, toda regra tem a sua exceção e pode sim, acontecer casos fatais. Além disso, a reação de uma fisgada depende de qual espécie é.

Ficou curioso para saber mais? Confira curiosidades sobre as águas-vivas:

1-Elas brilham no escuro! Não acontece com todas, mas muitas águas-vivas possuem órgãos bioluminescentes, o que as faz brilhar, sendo uma arma para distrair seus predadores.

2-As águas-vivas conseguem se clonar. Diferente de cientistas que tentam clonar o ser humano e não conseguem, essa espécie marinha ao ser dividida no meio consegue se regenerar, criando dois novos organismos.

3-Elas têm algo que ninguém mais tem, a imortalidade! Mas claro, não são todas as espécies que nunca morrem. Sua imortalidade se dá devido a capacidade de se transformar de medusa para pólipo em período de estresse, mantendo-a viva por mais tempo.

4-Não são todas as águas-vivas que possuem tentáculos. A Scyphomedusa deepstaria é um desses exemplos.

5-Não possuem cérebro. Mas isso não as impossibilita de terem controle de suas ações, já que os impulsos são levados através de uma rede nervosa, possibilitando a coordenação e desenvolvimento dessa espécie.

6-Elas também são comidas. Tartarugas comem águas-vivas e até mesmo os humanos.

7-Elas lutam contra a energia nuclear! Nos últimos anos, as águas-vivas foram a causa para o desligamento temporário de diversas usinas, já que elas podem de forma acidental, entupir os tubos de admissão das usinas, no fundo do mar.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: