ELEGÂNCIA
Avião usado no combate a incêndios no Pantanal é eleito o mais elegante do mundo
KC-390 da Embraer recebe prêmio "Concours d'Elegance" em festival aéreo no Reino Unido
21/07/2024
09:39
CAMPOGRANDENEWS
JHEFFERSON GAMARRA
©DIVULGAÇÃO
O avião KC-390, fabricado no Brasil pela Embraer, conquistou o prêmio "Concours d'Elegance", sendo eleito a aeronave mais elegante do mundo. Este reconhecimento foi dado a uma unidade vendida a Força Aérea Portuguesa durante o festival aéreo Riat (Royal International Air Tattoo), que ocorreu no fim de semana no Reino Unido.
O prêmio é decidido por um painel internacional de especialistas que avaliam as aeronaves mais bem preparadas e apresentáveis na exposição. O Concours d’Elegance é uma premiação dividida em três categorias: aeronave militar, aeronave civil e a do grande vencedor, que é considerada a mais prestigiosa. O KC-390 da Força Aérea Portuguesa recebeu o troféu de maior destaque, superando outras aeronaves em competição.
No Brasil, o KC-390 é uma ferramenta essencial no combate a desastres naturais. A FAB (Força Aérea Brasileira) utilizou recentemente o modelo de cargueiro para combater incêndios no Pantanal em Mato Grosso do Sul. A aeronave é operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN).

Com capacidade para armazenar 12 mil litros de água, o KC-390 é equipado com o MAFFS (Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios), permitindo sobrevoos baixos e o lançamento de grandes volumes de água sobre áreas afetadas pelo fogo.
A tecnologia do MAFFS inclui uma caixa d'água gigante e um compartimento modular que, através de um tubo projetado pela porta traseira, permite que cerca de 12 mil litros de água sejam despejados com precisão sobre o incêndio. Esta capacidade torna o KC-390 uma ferramenta primordial no combate a incêndios de grande escala, como os que têm devastado o Pantanal nos últimos meses.
Além de seu uso no combate a incêndios, o KC-390 também desempenhou um papel vital em outras operações de emergência. Durante a segunda onda da pandemia de Covid-19, em janeiro de 2021, Manaus enfrentou uma grave crise de falta de oxigênio hospitalar. O KC-390 foi uma das aeronaves da FAB utilizadas para transportar cilindros de oxigênio para a cidade, ajudando a salvar inúmeras vidas em meio ao colapso do sistema de saúde.
Em outra operação significativa, a aeronave foi utilizada para transportar 14 toneladas de equipamentos destinados à construção de um hospital de campanha durante a tragédia climática do Rio Grande do Sul. Entre os materiais transportados estavam lonas, macas e aparelhos de refrigeração, essenciais para a estrutura temporária de atendimento médico.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eve, da Embraer, realiza primeiro voo do protótipo de eVTOL em escala real
Leia Mais
Após laudo da PF, Moraes concede prisão domiciliar humanitária ao general Augusto Heleno
Leia Mais
Sem mandato, Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem perdem passaportes diplomáticos
Leia Mais
Sem mandato, Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem perdem passaportes diplomáticos
Municípios