ELEIÇÕES 2024
Apenas 15% das candidaturas para prefeito são de mulheres, revela levantamento da CNM
Apesar do crescimento na participação feminina, mulheres ainda representam uma pequena parcela dos candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2024.
31/08/2024
10:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Um novo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado nesta sexta-feira, 30 de agosto, destaca a baixa representatividade feminina nas candidaturas para prefeito nas eleições municipais de outubro deste ano. De acordo com o estudo, apenas 15% das candidaturas são de mulheres, o que equivale a 2.311 candidatas em 1.947 cidades do país. Embora esse número represente um avanço em relação a anos anteriores, ainda evidencia a desigualdade de gênero na política, já que em 98% das cidades há candidatos homens, enquanto em apenas 35% há candidatas mulheres.
O levantamento também destaca que o número de candidaturas femininas dobrou entre 2000 e 2024, passando de 1.150 para 2.311. Em 2000, apenas 8% das candidaturas eram de mulheres, enquanto em 2024, esse número subiu para 15%.
Apesar do crescimento, a CNM ressalta que os números ainda não refletem o verdadeiro potencial da representatividade feminina na política, considerando que a maioria da população brasileira é composta por mulheres. Tania Ziulkoski, fundadora e presidente do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), enfatiza a importância do engajamento de mais lideranças políticas femininas no país. "O MMM foi criado em 2017 para aumentar a representatividade das mulheres nas decisões políticas. Sabemos o potencial que elas têm e as dificuldades que enfrentam quando assumem um cargo público. Os dados mostram um avanço, mas ainda temos muito trabalho pela frente", afirmou.
Ineditismo e Reeleição:
Pela primeira vez, 101 cidades do Brasil terão candidaturas exclusivamente femininas, sendo que em 24 dessas cidades haverá candidatura única. Em 189 municípios, o número de candidatas mulheres supera o de homens, e 18% das candidatas buscam a reeleição.
Perfil das candidatas:
O estudo também traça o perfil das candidatas femininas. A média de idade das mulheres candidatas é de 49 anos, em comparação com 51 anos para os homens. 79% das candidatas concluíram o ensino superior, enquanto entre os homens esse percentual é de 55%. A pesquisa revela ainda que 56% das candidatas são casadas, e 18% tentam a reeleição, em comparação com 20% dos homens.
Em termos de diversidade racial, 62% dos candidatos, tanto homens quanto mulheres, se declararam brancos. As candidatas a prefeita estão concentradas principalmente em cinco partidos: MDB (13%), PT (11%), PSD (10%), PL (9%) e União (9%).
O estudo da CNM sublinha que, embora haja avanços na participação feminina na política, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade de gênero nas candidaturas eleitorais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios