Situação de Emergência
Governo federal reconhece decreto de emergência de Palmas após vendaval no Jardim Taquari
Portaria do MIDR foi publicada no Diário Oficial; Defesa Civil Nacional fará vistoria na próxima segunda-feira
30/01/2026
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu o decreto de emergência da Prefeitura de Palmas em razão do vendaval que atingiu o Jardim Taquari, no dia 8 de janeiro. O reconhecimento foi oficializado por meio da Portaria nº 323, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (30).
A decisão é resultado de uma audiência articulada pela senadora Professora Dorinha Seabra, que reuniu o ministro interino Valdeir Ribeiro de Moura, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, a primeira-dama e secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, além de integrantes da comitiva municipal.
Durante a audiência, representantes do governo federal destacaram a importância do decreto de emergência e reconheceram como estratégica a decisão da Prefeitura de Palmas de instalar um gabinete de crise no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Xerente, localizado no próprio Jardim Taquari. A estrutura permitiu a coordenação imediata das ações de resposta, atendimento social e levantamento de danos.
O vendaval atingiu mais de 570 imóveis na região, provocando prejuízos significativos e colocando famílias em situação de vulnerabilidade.
“O nosso agir rápido, os projetos e as medidas emergenciais adotadas desde o primeiro dia do vendaval foram respaldados como atitudes assertivas para atender as famílias afetadas pelos fortes ventos”, afirmou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
Como parte dos procedimentos após o reconhecimento federal, uma equipe da Defesa Civil Nacional estará em Palmas na próxima segunda-feira (2) para vistoriar os danos causados pelo vendaval no Jardim Taquari. A visita técnica é fundamental para a avaliação detalhada dos prejuízos e para viabilizar eventuais apoios e recursos federais destinados à recuperação da área atingida.
O reconhecimento do decreto permite que o município avance nas tratativas com o governo federal para ações de reconstrução, assistência às famílias e fortalecimento das medidas de prevenção a eventos climáticos extremos.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Projeto Vida de Mulher realiza mais de 9 mil atendimentos em 26 localidades do Tocantins
Leia Mais
TCE determina suspensão cautelar de contrato de quase R$ 8 milhões em Formoso do Araguaia
Leia Mais
Governo do Tocantins divulga programação do Carnaval 2026 em Palmas com atrações nacionais e regionais
Leia Mais
Jucetins lança pesquisa de satisfação 2026 para aprimorar serviços e atendimento
Municípios