ECONOMIA
Pix Agendado Recorrente se torna obrigatório em todo o Brasil
Nova medida do Banco Central exige que instituições financeiras ofereçam o serviço a partir de agora
29/10/2024
09:00
DA REDAÇÃO
A partir desta segunda-feira (28), o Pix Agendado Recorrente passa a ser um serviço obrigatório em todo o país. A determinação foi estabelecida por uma resolução do Banco Central (BC), publicada em dezembro de 2023 e atualizada em julho deste ano. Com a medida, todas as instituições financeiras devem disponibilizar a funcionalidade para seus clientes, garantindo o acesso ao serviço de forma padronizada.
O Pix Agendado Recorrente permite que qualquer pessoa programe pagamentos de mesmo valor de forma recorrente, com os valores sendo transferidos para a conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês. O serviço abrange tanto pessoas físicas quanto jurídicas (CNPJ), atendendo profissionais autônomos e empresas.
A modalidade já estava disponível anteriormente, mas era oferecida de forma opcional pelas instituições bancárias. Com a nova resolução, o serviço passa a ser uma obrigatoriedade, facilitando transações regulares como o pagamento de assinaturas, serviços ou outros compromissos financeiros recorrentes.
Para utilizar o serviço, o usuário deve fornecer as informações de pagamento durante o cadastro da recorrência. O valor será transferido automaticamente na data agendada, sem a necessidade de ação adicional por parte do usuário, proporcionando mais praticidade e organização financeira.
A obrigatoriedade do Pix Agendado Recorrente deve aumentar a adesão ao serviço, tornando o pagamento digital ainda mais prático e acessível para os usuários. A medida também é vista como um incentivo ao uso do Pix no ambiente empresarial, especialmente para pequenos negócios e prestadores de serviços que dependem de recebimentos regulares.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Revisão da Lei Magnitsky expõe racha entre aliados de Eduardo Bolsonaro e gera troca de ataques nas redes
Leia Mais
Alexandre de Moraes agradece Lula por retirada de sanções da Lei Magnitsky
Leia Mais
Moraes agradece atuação de Lula após EUA retirarem sanções impostas pela Lei Magnitsky
Leia Mais
Sicredi reúne conselheiros do FCO/MS e reforça compromisso com ampliação do crédito em 2025
Municípios