FINANÇAS
Palmas sedia pela primeira vez reunião da Câmara Técnica da Abrasf
Evento discute desafios fiscais, reforma tributária e gestão tributária dos municípios em reunião que ocorre pela primeira vez na capital do Tocantins
12/11/2024
07:15
SECOM
DA REDAÇÃO
Autoridades e técnicos discutirão temas fundamentais à gestão fiscal e à modernização da administração tributária nas capitais do Brasil
A 69ª Reunião da Câmara Técnica Permanente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e a 3ª Assembleia Geral Ordinária da entidade serão realizadas nesta semana em Palmas. A reunião ocorre nesta terça-feira (12), e a assembleia será realizada nos dias 13 e 14, no espaço Ahãdu Eventos, localizado na Quadra 110 Norte (Arne 14). Os eventos, que não serão abertos ao público, reúnem autoridades, especialistas e profissionais da área para discutir temas essenciais à gestão fiscal e à modernização da administração tributária no Brasil.
Esta é a primeira vez que Palmas sedia um encontro da Abrasf, o que representa um marco importante para a cidade. A reunião desempenha um papel estratégico no fortalecimento da gestão fiscal e tributária dos municípios brasileiros, especialmente das capitais. O evento oferece uma oportunidade única para debater os desafios e as mudanças trazidas pela Reforma Tributária, além de outras questões cruciais para a sustentabilidade fiscal das cidades.
A programação da reunião inclui discussões sobre as novas normas de contabilidade para o setor público, o impacto da reforma do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), e as melhores práticas para adaptar os municípios às transformações legais em andamento. Além disso, serão abordados temas como tributação imobiliária, adaptações na nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) e a gestão fiscal em situações de desastres naturais. Esses assuntos são de grande relevância para as capitais, que enfrentam desafios específicos na implementação de políticas fiscais e no controle da dívida pública.
“Ao sediar esta reunião, Palmas contribui para o fortalecimento da Abrasf como uma plataforma de colaboração e inovação para as secretarias de finanças municipais, independentemente de serem capitais ou não, impulsionando a construção de um sistema tributário mais justo e eficiente em todo o País”, destacou o secretário de Finanças de Palmas, Carlos Assis.
Programação
09h - Abertura
09h15 - GT 8 - Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Casp): Principais aspectos das novas normas de contabilidade editadas pelo CBCASP que tratam sobre sustentabilidade. Coord.: Luciana Borges (Salvador, BA)
10h - GT 7 - ISSQN e IBS: Reforma Tributária – Desenvolvimento e resultados parciais nos trabalhos técnicos e políticos nos PLPs 68/24 e 108/24. Coord.: Alberto Macedo (São Paulo, SP)
12h - Almoço
14h - GT 15 - Redesim/Cadastro: CNPJ alfanumérico - Requisitos cadastrais para atendimento à reforma tributária. Coord.: Flavio Andrade (Belo Horizonte, MG)
14h40 - GT 2 - DES-IF: Versão atualizada do modelo conceitual DES-IF para o ISSQN em razão das alterações no COSIF. Coord.: António Alves Rodrigues (São Paulo, SP)
15h20 - GT 3 - Tributação Imobiliária: ITBI no PLP 108/24. Convênio não oneroso com ONR (Operador Nacional do Sistema de Registros Eletrônicos de Imóveis) para capitais que ainda não celebraram.
16h20 - GT 14 - Gestão Fiscal e Dívida Pública: Guia municipal de desastres naturais e finanças públicas. Coord.: Melissa Rocha (Teresina, PI)
16h50 - GT 1 - Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e): Adaptações da NFS-e na reforma tributária. Coord.: Roberto Albuquerque (Recife, PE)
17h30 - Encaminhamentos
18h - Encerramento
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios