POLÍTICA PÚBLICA
Palmas adere ao Sinapir e se destaca na promoção da igualdade racial no Tocantins
Adesão inaugura acesso a recursos federais e fortalece políticas públicas antirracistas na cidade
21/01/2025
22:55
SECOM
DA REDAÇÃO
©Flávio Cavalera
A prefeitura de Palmas assinou o Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), tornando-se a primeira cidade do Tocantins a integrar essa rede nacional. O marco histórico aconteceu na tarde desta terça-feira (21), com a presença do prefeito da capital, Eduardo Siqueira Campos, do secretário extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, José Eduardo de Azevedo, e lideranças do movimento negro, entre outras autoridades.
Compromisso e representatividade
“Neste dia em que celebramos o combate à intolerância religiosa, assinamos a adesão de Palmas ao Sinapir. Esse foi um passo importante que abre as portas para verbas federais. Uma reunião emocionante, de muita representatividade. É um marco para políticas públicas em prol de uma cidade cada vez mais justa”, frisou Eduardo Siqueira Campos.
O Sinapir, instituído pela Lei nº 12.288/2010, promove políticas públicas para superar o racismo e construir uma sociedade mais igualitária. Com a adesão, Palmas passa a integrar uma rede de articulação política com o Ministério da Igualdade Racial e outros órgãos federais, garantindo acesso a recursos, capacitação e projetos voltados à promoção da igualdade racial.
Declarações e agradecimentos
O secretário José Eduardo de Azevedo ressaltou a importância do momento para a cidade e o estado. “Este é um momento histórico para Palmas e para o Tocantins. Agradeço profundamente a todos os que vieram antes de nós e que, com sua luta, tornaram possível conquistas como essa. Agradeço ao Conselho Municipal de Igualdade Racial, em nome de todos os seus membros, e ao nosso diretor Nélio Lopes, que na gestão passada construiu os trâmites burocráticos que hoje se concretizam. Não poderia deixar de agradecer também ao Movimento Negro da nossa cidade, que com sua resistência tem sido fundamental para fortalecer as políticas públicas raciais e ao Coletivo Somos, que tem sido nossa base no Parlamento para a construção dessas políticas. E, especialmente, agradeço o prefeito Eduardo Siqueira Campos, que com seu apoio e sensibilidade com a causa, tem sido um forte apoiador e aliado nessa luta”, destacou José Eduardo de Azevedo.
Benefícios para Palmas
A adesão ao Sinapir traz diversas vantagens para Palmas, entre elas:
Essa conquista coloca Palmas em posição de destaque no combate ao racismo e no fortalecimento de políticas que visam uma sociedade mais justa e igualitária.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Especialistas esclarecem diferenças entre vida sexual ativa e vício em sexo
Leia Mais
Prefeitura de Palmas e Sebrae unem forças para impulsionar empreendedorismo na capital
Leia Mais
Estacionamento: confira o que diz o Código Brasileiro de Trânsito sobre o assunto
Leia Mais
Detran/TO promove primeiro leilão do ano com mais de 500 veículos em Guaraí
Municípios