TRANSPORTE
Palmas inicia transição no transporte coletivo com nova tarifa de R$2
Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia período de ajuste e isenção provisória para modernizar o serviço
02/02/2025
10:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, determinou que, a partir de terça-feira, 4 de fevereiro, a tarifa do transporte coletivo da capital passará a ser de R$2,00. Essa mudança valerá para o restante do mês de fevereiro, como parte de um plano de transição que visa ajustar e aprimorar o sistema de mobilidade urbana da cidade. Para facilitar a adequação das catracas e do sistema, na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, não será realizada a cobrança de tarifa.
A nova tarifa, que será oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, 3, surge após um período de manutenção e reestruturação da frota. Segundo Eduardo Siqueira Campos, mesmo com os esforços para reabilitar os ônibus, o serviço ainda se encontra em fase transitória. "Ajustar o valor da tarifa para dois reais nos permite continuar investindo na segurança do usuário, garantir uma quantidade adequada de veículos em circulação e reduzir os atrasos. Estamos recuperando uma frota que, há pouco tempo, estava em péssimas condições", explicou o prefeito.
Além do ajuste tarifário, a atual gestão já iniciou os preparativos para que o transporte público seja concedido à iniciativa privada. Segundo Siqueira Campos, o atraso nos pagamentos aos fornecedores – que ficaram mais de três meses sem receber – prejudicou os negócios e comprometeu a qualidade do serviço. "Nosso esforço tem sido resolver essas questões, para que possamos entregar à população um serviço cada vez melhor, até a implantação de uma nova frota, com ônibus zero km", afirmou.
A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), atualmente sob a gestão municipal, confirmou que herdou um sistema em estado caótico, mas que trabalha intensamente para manter os serviços em funcionamento até que o novo modelo seja implementado. O edital de licitação para a concessão do transporte público está em fase final de elaboração.
Outra medida importante é a manutenção da gratuidade nos finais de semana e feriados, beneficiando todos os usuários do transporte coletivo de Palmas.
Com essa série de ações, a administração de Eduardo Siqueira Campos busca não só ajustar a tarifa para melhorar a gestão dos recursos e dos serviços, mas também pavimentar o caminho para uma mobilidade urbana de maior qualidade e eficiência na capital.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sicoob integra ranking “100+ Inovadoras no Uso de TI” pelo terceiro ano consecutivo
Leia Mais
Luiz Inácio Lula da Silva defende governança global da IA sob liderança da Organização das Nações Unidas em cúpula na Índia
Leia Mais
Grande Rio impõe condições para permanência de Virginia Fonseca após resultado abaixo do esperado
Leia Mais
Disputa por palanques de Lula e Flávio Bolsonaro tensiona corrida ao Governo de Minas
Municípios