Esportes
Dorival Júnior é demitido da Seleção Brasileira; Jorge Jesus desponta como favorito ao cargo
CBF encerra ciclo após 16 jogos e inicia busca por novo técnico antes das Eliminatórias de junho
28/03/2025
17:20
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (28) a demissão de Dorival Júnior do comando da Seleção Brasileira masculina. O técnico, que assumiu o cargo em janeiro de 2024, foi desligado após 16 partidas, com um aproveitamento de 58,3%. Jorge Jesus é o nome mais cotado para substituí-lo, enquanto Carlo Ancelotti, antes favorito, perdeu força por questões de disponibilidade.
Mudança no comando e reformulação na comissão
A decisão foi oficializada após uma reunião entre o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e Dorival Júnior, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Além do treinador, também deixam seus cargos os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero, além do preparador físico Celso Resende.
A diretoria de seleções — composta por Rodrigo Caetano, Juan (coordenador técnico) e Cícero Souza (gerente) — permanece intacta.
Declaração oficial de Ednaldo Rodrigues:
“A CBF anuncia neste momento que encerrou o ciclo do Dorival Júnior. A gente agradece muito pelo trabalho que ele desempenhou na Seleção e deseja para ele todo sucesso em sua carreira.”
Cenário de pressão e desempenho abaixo do esperado
Dorival vinha sendo pressionado por resultados inconsistentes desde o segundo semestre de 2024, mas a goleada por 4 a 1 sofrida contra a Argentina, na última terça-feira, acelerou sua saída. O treinador deixa a Seleção com um retrospecto de sete vitórias, sete empates e duas derrotas, com 25 gols marcados e 17 sofridos.
Com sua demissão, o Brasil chegará ao quarto técnico no ciclo atual da Copa do Mundo. Após a saída de Tite, passaram pelo comando Ramon Menezes e Fernando Diniz (ambos interinos) antes da chegada de Dorival.
Jorge Jesus é o nome da vez
A CBF ainda não anunciou oficialmente um novo técnico, mas Jorge Jesus, atualmente sem clube, é o mais cotado. Segundo fontes ligadas à entidade, o português é visto como plano viável, uma vez que Carlo Ancelotti, prioridade inicial, não poderá assumir o comando antes do Mundial de Clubes.
“Agora vamos trabalhar na busca de um substituto. Aquilo que era colocado, que tinha contato com A, B ou C, nunca aconteceu. A partir de agora sim, começamos essa busca”, disse Ednaldo.
Próximos desafios da Seleção Brasileira
A Seleção volta a campo em junho para enfrentar Equador e Paraguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Até lá, a CBF corre contra o tempo para definir o novo comandante e planejar a preparação para a Copa do Mundo de 2026.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Rapper Diddy é novamente acusado de tráfico humano e violência sexual em ação judicial nos EUA
Leia Mais
O que ninguém te conta sobre diabetes: 7 mitos em que você sempre acreditou
Leia Mais
Pé-de-Meia paga incentivo de R$ 200 nesta terça para nascidos em março e abril; veja calendário completo
Leia Mais
Bolsa Família libera calendário de abril com pagamentos a partir do dia 15; veja quem recebe e quanto
Municípios