Economia / Negócios
Receita Federal adota login via Gov.br para unificar acesso aos serviços digitais
Mudança permite representação de terceiros e simplifica uso do Portal do Contribuinte
29/04/2025
22:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Receita Federal modernizou o acesso aos seus serviços digitais a partir desta segunda-feira (28), ao integrar o Portal do Contribuinte e o e-CAC à plataforma Gov.br. Agora, usuários poderão navegar com uma única senha, eliminando a necessidade de diferentes autenticações e certificados digitais.
A mudança visa simplificar o atendimento e ampliar a atuação de representantes legais, como contadores, advogados e gestores públicos, que passam a ter acesso unificado a diversos serviços fiscais em nome de terceiros.
Login unificado: Usuários poderão acessar tanto o Portal de Serviços do Contribuinte quanto o e-CAC apenas com a conta Gov.br.
Representação digital: Profissionais autorizados, como procuradores e representantes de empresas, poderão atuar diretamente em nome de terceiros.
Facilidade de navegação: O portal foi reformulado para ser mais intuitivo, acessível por computadores, tablets e celulares.
Segundo Moacir Mello Jr., analista de Negócio do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) responsável pelo atendimento à Receita Federal, a integração visa eliminar barreiras tecnológicas e promover um ambiente mais seguro e eficiente.
De acordo com Cleber Sana, gerente de Desenvolvimento do Serpro, o novo sistema de representação foi desenhado para facilitar a atuação de quem precisa acessar múltiplos serviços em nome de clientes ou entidades, concentrando todos os acessos em um só local.
Desenvolvido em parceria com o Serpro, o novo Portal do Contribuinte passou por pesquisas, entrevistas e testes de usabilidade com usuários do e-CAC, o que resultou em uma reestruturação completa da plataforma. O objetivo da Receita Federal é tornar os serviços mais acessíveis, compreensíveis e eficientes, fortalecendo a transformação digital do atendimento ao público.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prouni 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta quinta-feira (29)
Leia Mais
Banco Central mantém Selic em 15% ao ano pela quinta reunião consecutiva e sinaliza corte em março
Leia Mais
WhatsApp terá anúncios a partir de 2026 e estuda assinatura para remover publicidade
Leia Mais
Exército autoriza Mauro Cid a passar para a reserva remunerada após condenação no STF
Municípios