Brasil / Luto
Morre aos 116 anos a freira Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais velha do mundo
Religiosa brasileira faleceu em Porto Alegre e foi reconhecida pelo GRG como a mais longeva após a morte da japonesa Tomiko Itooka em janeiro
01/05/2025
11:20
NAOM
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A freira Inah Canabarro Lucas, considerada oficialmente a pessoa mais velha do mundo, faleceu na quarta-feira (30), aos 116 anos, em Porto Alegre (RS). A informação foi confirmada pela Congregação das Irmãs Teresianas do Brasil, da qual fazia parte desde 1934. Inah havia assumido o posto de pessoa mais longeva do planeta em janeiro deste ano, após a morte da japonesa Tomiko Itooka, que também tinha 116 anos.
Nascida em 8 de junho de 1908, Inah era bisneta do general David Canabarro, personagem da Revolução Farroupilha, e viveu durante três séculos diferentes, atravessando os principais eventos do século XX e XXI. Com saúde frágil na infância, surpreendeu até a própria família ao sobreviver — e mais ainda, ao ultrapassar o século de vida com lucidez e serenidade.
“Deus é o segredo da vida”, costumava dizer a freira, que creditava à fé e à vida religiosa sua longevidade.
Inah ingressou na vida religiosa em 1934, aos 26 anos, entre as duas guerras mundiais. Dedicou-se por décadas à educação e à espiritualidade, sendo referência de humildade e entrega entre as Irmãs Teresianas. Em 2018, ao completar 110 anos, recebeu uma bênção especial do Papa Francisco, reconhecendo sua trajetória de fé e longevidade.
A Congregação publicou uma nota oficial em que agradeceu pela “dedicação e devoção” de Inah, destacando sua serenidade e seu exemplo de vida.
Com a morte de Inah Canabarro Lucas, o título de pessoa mais velha do mundo, segundo o Grupo de Pesquisa Gerontológica (GRG) e o banco de dados LongeviQuest, passa para Ethel Caterham, de 115 anos, residente em Surrey, na Inglaterra.
No Brasil, quem passa a ocupar a posição de mulher mais idosa é Izabel Rosa Pereira, nascida em 13 de outubro de 1910, em Minas Gerais, com 114 anos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Oposição pressiona por CPI do INSS e Justiça quebra sigilos de ex-dirigentes da autarquia
Leia Mais
Fraude no INSS: entenda como sindicatos e associações aplicaram descontos ilegais em aposentadorias e pensões
Leia Mais
1º de maio de 1994: a morte de Ayrton Senna no Dia do Trabalhador marca a história do Brasil e da Fórmula 1
Leia Mais
Bolsonaro pode ser beneficiado com possível suspensão de ação penal contra Ramagem na Câmara
Municípios