Agronegócio / Economia
Ives Gandra debate reforma tributária no Top Farmers 2025: impacto fiscal no agro em pauta
Painel reúne especialistas para discutir se as mudanças no sistema tributário representam avanço ou retrocesso ao setor produtivo
29/06/2025
08:00
DA REDAÇÃO
Ives Gandra da Silva Martins ©Andreia Tarelow
O jurista Ives Gandra da Silva Martins e o advogado tributarista Eduardo Berbigier, especialista em agronegócio, participam do painel “Reforma tributária: avanço ou retrocesso para o agronegócio?”, na 11ª edição do Top Farmers, um dos mais importantes eventos do setor no Brasil. O debate será realizado na quarta-feira, 2 de julho, às 17h30, em Campinas (SP).
A discussão abordará os principais desafios jurídicos e econômicos trazidos pela nova estrutura tributária para o setor agropecuário. Ives Gandra, referência nacional em direito constitucional e tributário, e Berbigier, sócio da Berbigier Sociedade de Advogados, vão explorar os efeitos práticos da reforma sobre cadeias produtivas como soja, milho, café, cana e algodão, com foco nos impactos sobre a competitividade e a carga fiscal.
O painel contará ainda com a participação dos jornalistas Augusto Nunes e Joice Maffezzolli, que mediarão o debate e trarão à tona as percepções do setor produtivo e da opinião pública. A expectativa é de que o encontro ofereça uma visão crítica e fundamentada sobre as mudanças tributárias em curso e suas implicações para médios e grandes produtores.
O Top Farmers 2025 será realizado nos dias 2 e 3 de julho, reunindo os maiores produtores rurais do país em um ambiente dedicado à troca de experiências, apresentação de novas tecnologias e análise dos rumos do setor. O evento é considerado referência no calendário do agronegócio nacional.
Além do debate sobre reforma tributária, o Top Farmers inclui painéis sobre inovação, descarbonização, gestão de risco, produtividade e sustentabilidade, temas centrais para o futuro do agro brasileiro.
Serviço
Painel: Reforma tributária: avanço ou retrocesso para o agronegócio?
Data: Quarta-feira, 2 de julho de 2025
Horário: 17h30
Local: Top Farmers 2025 – Campinas/SP
Participantes: Ives Gandra da Silva Martins, Eduardo Berbigier, Augusto Nunes e Joice Maffezzolli
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PSOL aciona STF para suspender decisão do Congresso que derrubou decreto sobre IOF
Leia Mais
Flávio Dino nega responsabilidade do STF por atraso em emendas e aponta decisão conjunta dos Poderes
Leia Mais
Junte tesouro que não se corrói!
Leia Mais
CNH gratuita: quem tem direito, como funciona e quando começa a valer a nova lei sancionada por Lula
Municípios