Palmas (TO), Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

Política

Lula ataca Bolsonaro: “Quem é frouxo não deveria fazer bobagem”

Presidente critica pedido de anistia antes de condenação e ironiza campanhas de Pix para bancar defesa do ex-presidente

01/07/2025

16:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Durante o lançamento do Plano Safra para agricultura empresarial, nesta terça-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu o tom contra Jair Bolsonaro (PL), acusando-o de agir como “frouxo” ao pedir anistia antes mesmo de ser condenado pelos atos golpistas de 2022 e pelo incentivo aos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

Nunca vou pedir para vocês fazerem Pix para mim. Guardem seus dinheiros para pagar seus funcionários. E jamais pedir anistia antes de ser condenado. Quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem. Quem não mede um erro das consequências não deveria fazer bobagem”, declarou Lula.

Críticas diretas a Bolsonaro e aliados

As falas do presidente ocorreram diante de parlamentares, empresários e ministros. Lula voltou a criticar as ações e omissões da gestão Bolsonaro, mencionando os pedidos de Pix usados para custear advogados do ex-presidente e ironizando a tentativa de anistia sem que haja condenação formal.

Plano Safra e embate com o passado

O discurso de Lula fez parte da agenda de lançamento do novo Plano Safra. Durante o evento, membros do governo também rebateram críticas da oposição e responderam diretamente a nomes da gestão anterior.

  • O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, rebateu a senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra de Bolsonaro, que afirmou que o plano não atingiu valor recorde.

“Ontem, a grande ex-ministra Tereza Cristina caiu na fake news e falou que o Plano Safra não é recorde, mas os números estão aí”, afirmou.

  • Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou Bolsonaro por não ter corrigido a tabela do Imposto de Renda durante seu mandato.

Bolsonaro não tem moral para discutir tributação. Ele nunca reajustou a tabela do IR”, disse na véspera.

Contexto: os pedidos de anistia de Bolsonaro

Desde que passou a ser investigado por participar de uma trama golpista em 2022 e por seu suposto envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023, Bolsonaro e aliados passaram a pedir anistia preventiva e organizar campanhas de arrecadação com Pix para financiar sua defesa judicial.

Disputa eleitoral e narrativa política

As declarações de Lula evidenciam o aquecimento do embate político entre o governo e a oposição, com o ex-presidente Bolsonaro ainda fora do jogo eleitoral por estar inelegível, mas mantendo forte influência entre parlamentares e parte do eleitorado conservador.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: