Política / Justiça
Moraes determina monitoramento integral de Jair Bolsonaro por risco de fuga
Decisão do ministro do STF cita atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA e proximidade do julgamento por tentativa de golpe de Estado
26/08/2025
20:52
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (26) que a Polícia Penal do Distrito Federal passe a realizar monitoramento em tempo integral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar e já utiliza tornozeleira eletrônica.
A decisão foi tomada após manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que também havia defendido a medida diante do risco de fuga.
Moraes fundamentou a decisão na atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos articulando contra o Judiciário brasileiro e defendendo anistia aos investigados pelos atos de 8 de janeiro.
“As ações incessantes de Eduardo Nantes Bolsonaro, estando inclusive localizado em país estrangeiro, demonstram a possibilidade de um risco de fuga por parte de Jair Messias Bolsonaro, de modo a se furtar da aplicação da lei penal”, escreveu Moraes.
O ministro determinou que o monitoramento seja feito de maneira discreta, sem exposição midiática ou medidas que invadam a esfera domiciliar. Caberá à Polícia Penal decidir sobre o uso de uniforme e armamento durante a execução da ordem.
Além disso, Moraes ordenou que a decisão seja comunicada à Secretaria de Segurança Pública do DF e que a defesa do ex-presidente seja formalmente intimada.
Bolsonaro é réu no processo que o acusa de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, cujo julgamento começará em 2 de setembro. Sua prisão domiciliar, no entanto, foi determinada em outro inquérito, que investiga suposta coação de autoridades responsáveis pelo caso.
A PGR também analisa se Bolsonaro descumpriu restrições impostas pelo STF, como a proibição de uso de redes sociais, e o risco de fuga após a descoberta de uma minuta de pedido de asilo à Argentina em seu celular. A defesa do ex-presidente nega violações.
No mesmo contexto, o governo dos Estados Unidos, sob comando de Donald Trump, impôs recentemente um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros e classificou o julgamento de Bolsonaro como uma “caça às bruxas”, fato também mencionado nos bastidores como elemento de pressão política.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mauro Vieira terá novo encontro com Marco Rubio no Canadá na próxima semana
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Leia Mais
Copom mantém taxa Selic em 15% ao ano, dentro do esperado pelo mercado
Municípios